ana livia (2)Anna Lívia Ribeiro

A Costa do Cacau é uma zona turística na Bahia. Dos romances de Jorge Amado aos surfistas de Ilhéus e Itacaré, é um destino em que História e Natureza se misturam e que parte dessa História Nacional é contada em meio a presença da lavoura cacaueira, rios margeados por fazendas de cacau, da Cabruca, da Mata Atlântica, quilômetros de praias belíssimas, a maior biodiversidade do mundo.  A arquitetura dos casarios coloniais dos séculos XVIII e XIX, das ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, remonta ao período em que a produção cacaueira era a atividade primordial da economia brasileira.

ana livia (4)

Reduto de belezas naturais, na Costa do Cacau, desvendamos cachoeiras com águas límpidas, trilhas que conduzem a santuários ecológicos, lagos e grutas. Entre essas grutas, destaco a Reserva Particular da Gruta do Lapão que se situa a 4 quilômetros de Santa Luzia – que possui o relevo semelhante à Chapada Diamantina – no Território Litoral Sul da Bahia onde abriga a maior caverna dessa região, a qual é considerada um sítio espeleológico.

Ao chegarmos na Reserva, somos recepcionados por Max do Carmo, turismólogo com Especialização em Ecoturismo e empreendedor responsável pela criação do produto turístico Eco Fazenda Gruta do Lapão. Até chegarmos à entrada da gruta, percorremos uma trilha desfrutando a presença de remanescentes de Mata Atlântica junto ao cultivo de cacau e seringa. Se já são inúmeros os benefícios de se fazer uma trilha, imagine você fazer uma trilha dentro de uma gruta, viajar ao centro da Terra! Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida, é uma experiência misteriosa que ativa a memória, aguça os sentidos e estimula a criatividade.

ana livia (1)

 

Ao adentramos a gruta, somos convidados a percebê-la através dos nossos sentidos. Ver, ouvir, tocar, sentir cheiros diferentes que determinam as diferentes reações do nosso organismo – como um dos integrantes do grupo que, ao sentir o cheiro das fezes dos morcegos, associou ao cheiro do café. Somos convidados a nos desafiar em mais de uma hora de caminhada na sua área prospectável em meio aos salões, galerias que foram formadas pela água da chuva que escorre dentro da rocha, descendo e subindo as pedras da gruta só com iluminação artificial do capacete, apreciando as variadas esculturas, resultado de milhares de anos de gotejamento de água com calcita, sempre a uma temperatura por volta dos 19 graus.

ana livia (3)

Há quem diga que trilhar por grutas é uma experiência de outro mundo, relatou um dos integrantes do grupo: “O ambiente tem uma particularidade própria. Nunca sabemos o que vamos encontrar depois de um salão ou galeria. Por ser um ambiente mais isolado, os sons e a ausência de luz proporcionam uma experiência completamente nova e exclusiva.”

Após a travessia, com seus desafios e interpretações, somos recompensados: do topo da gruta contemplamos uma das vistas mais lindas da região, com uma paisagem surpreendente!

Fazer a trilha da Gruta do Lapão é um mix de sensações. É literalmente viver uma Experiência Sensorial. É uma aventura. Desafie-se! Venha viver esta emoção com a ViaDestino!

—–

Anna Lívia Ribeiro é ilheuense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão em Turismo, Agente de Viagens na empresa Viadestino @viadestinoviagens