adts“Relevante e esclarecedor”, definiram as falas das participantes do Encontro Estadual de Mulheres, ocorrido no canal do youtube Cultura Web Tv. Evento coordenado pelos Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADT) da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia (CET), promoveu um momento essencial de troca de experiências e reflexões acerca da participação das mulheres nos espaços de poder, sororidade e políticas públicas para mulheres.

Para a ADT Bárbara Lourena integrante da comissão organizadora, o encontro foi um momento ímpar, pensado com muito amor e carinho e motivado pela necessidade de mobilizar, incentivar, inspirar e empoderar as mulheres. “Precisamos nos unir, para nos fortalecer e compreender que juntas somos mais fortes e podemos ir mais longe”, destacou.

A advogada, especialista em Direito Público, Dra. Gine Kinjyo, que abordou o tema “Sororidade como ferramenta na construção de uma rede colaborativa para o empoderamento feminino”, parabenizou a iniciativa e enfatizou a necessidade da continuidade da mobilização das mulheres nos territórios, para que elas tenham cada vez mais, ferramentas que as possibilitem continuar lutando por igualdade de gênero.

Durante o encontro, também foi apresentada pela representante do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Selma Glória, a Cartilha “Por mim, por nós, pelas outras – juntas pelo fim da violência contra meninas e mulheres”, com abordagem dos tipos de violência doméstica e familiar, ciclos de violência, onde buscar ajuda, marcos legais importantes e o calendário feminista de campanhas contra todas as formas de opressão e pelo direito à vida, podendo ser acessada no site: https://moc.org.br/publicacao/experiencias/3614/por-mim-por-nos-pelas-outras.

Incentivados com o sucesso do evento que obteve mais de 500 inscritos e mais de 900 visualizações durante a transmissão, os ADT’s agradecem e convidam todas as pessoas que participaram do encontro, para continuarem as discussões sobre essas pautas, nas Câmaras Temáticas de Mulheres/Gênero de seus respectivos territórios. Para mais informações e orientações, procure o CODETER e o ADT de seu Território. Vamos ocupar nossos espaços e promover a efetivação da Politica de Desenvolvimento Territorial!