cepediO Cepedi – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus, é a segunda Instituição Científica e Tecnológica (ICT) certificada pelo MPT-Br, modelo de Melhoria do Processo do Teste Brasileiro concedido pelo Softex, com o nível 2 o que demonstra a sua satisfação com os resultados e benefícios atingidos.

 

Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Cepedi e professor do Departamento de Ciências Exatas, da Uesc, José Alfredo Santos de Souza, “a certificação conquistada ressalta a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ICT, pela qualificação da Universidade Estadual de Santa Cruz e pelos recursos humanos formados nas instituições.

 

A certificação ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro.  O MPT.Br é um modelo concebido para apoiar as organizações de software, visando a otimização de processos para alcançar resultados desejados através de produtos de qualidade. É uma certificação que tem até 5 níveis (1 a 5) administrado pela Softex, Recife (PE) e tem validade de 3 anos quando pode fazer a recertificada o ou uma nova para lograr um nível superior

A consultoria e a certificação foi executada pela Ex-teste, uma empresa implementadora e avaliadora, com sede em Salvador, credenciada ao Softex para essa finalidade. Segundo a empresa consultora o Cepedi reúne as condições para chegar ao nível 3 com relativa facilidade porque a organização, o uso das ferramentas, a metodologia e os processos bem definidos apontam para um esforço menor para se atingir esse nível.

 

“a certificação do MPT/Br realça a qualidade em níveis reconhecidos nacional e internacionalmente, porque o MPT/Br é um modelo baseado em normas internacionais e mostra a qualidade do trabalho que o Cepedi vem desempenhando,” destaca o professor. José Alfredo.

 

Para o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, o professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana “do ponto de vista estratégico, para o Cepedi, a certificação é importante porque posiciona a ICT como organização que implementa as melhores práticas dentro da qualidade para entrega dos produtos que ela se propõe a desenvolver . Além disso, indica que é um ambiente de trabalho com as competências que têm outras organizações de pesquisa no Brasil e ressalta a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Cepedi, pela qualificação da Uesc e pelos recursos formados nas instituições.”

 

No Brasil, a Brisa foi a primeira ICT certificada MPT/Br, o Cepedi é a segunda. As demais cerificações foram concedidas a empresas da área privada que utilizam esses documentos em licitações e concorrências, quando trata-se de  (QA) Quality Assurance.