cleideCleide Léria Rodrigues  

 

 

cleide leriaVocê já experimentou a Insegurança em alguma área da sua vida ?

Sua Insegurança já te atrapalhou nos seus relacionamentos pessoais, sociais e profissionais?

Sua Insegurança te gera medo , incerteza, incapacidade , te deixa sem condições de enfrentar obstáculos , de tomar decisões e , realizar objetivos ,com isso, você tem sentimentos de instabilidade, insuficiência e ainda fica  com a cabeça cheia de pensamentos negativos com medo de que algo ruim vai acontecer , ou que algo não pode dar certo , apontando suas falhas , limitações e , você passa a não confiar em seu potencial ficando no lugar de fracasso.

Mas você não precisa ficar com essa sensação desconfortável de como se estivesse numa “corda bamba” tentando o equilíbrio .

A Insegurança pode  ter origem na infância, diante de algo que você possa ter vivenciando e você nem se deu conta disso! como por exemplo :

• Um apego afetivo desconfortável, na qual submeteu ao estresse , ou conflitos familiares, negligência, desproteção ou até ao contrário, havendo uma superproteção dos seus cuidadores que te pouparam de passar pelas frustrações gerando em você fragilidades e falta de autonomia.

• Outro fator que pode ter ocorrido são os traumas de relacionamentos  abusivos, rejeição ou bullying que te  fez sentir  expostas e vulnerável.

Mas  você sabia  que a Insegurança pode ser combatida  e todos têm esse poder.

Vou deixar algumas dicas preciosas e simples  que vão te ajudar a lidar com esse sentimentos de insegurança que anda atrapalhando sua vida emocional e assim você vai sentir mais empoderada e feliz.

1 – trabalhe o autoconhecimento  – um primeiro passo importante é quanto mais você conhecer a si mesma, mais fácil será identificar onde está sua Insegurança e , a partir daí, perceber quais pequenas mudanças pontuais podem ser tomadas para começar a driblar esta condição.

2 – Busque exemplos em quem você admira , encontre pessoas e atitudes que podem ser referências pra você .

3 – um passo de cada vez , pequenos passos pode facilitar o processo.

4 – Escute mais a si mesma, um importante aspecto para superar a insegurança é focar mais em si mesma do que nos outros.

5 – Cuide de si mesma , segurança e autoestima caminham lado a lado e pode influenciar na outra.

6 – Pense positivo  , assim fica mais fácil superar seus medos e encarar a insegurança .

7 – Evite comparações, as comparações com outras pessoas que conseguiram conquistar certas coisas que almejamos é um beco sem saída.  Empodere-se de si mesma.

A insegurança pode nos acompanhar por toda a vida , em diferentes níveis  em diferentes aspectos da vida. O mais importante é saber que ela pode ser superada , através de pequenos passos e de pequenas mudanças de comportamento.

Não se deixe derrotar por esse fantasma, agarre essas dicas e siga em frente cada vez mais preparada.

Mas se quiser mais orientações , envia uma mensagem através do WhatsApp (73)988182419 que terei maior prazer em falar com você.

Um grande abraço.

Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga  – CRP03/18383.