medo

Cleide Léria Rodrigues 

 

cleide leriaVocê tem percebido esses hábitos muito presentes na sua vida?

Primeiro podemos pensar de que forma o medo está presente na nossa vida, e muitas vezes nós não percebemos esse impacto que afeta todas as áreas da nossa vida. Seja na vida profissional, na vida pessoal e até nos relacionamentos.

O medo está muito ligado a ansiedade, ou seja, é  uma antecipação futura. E está muito relacionada a esses hábitos negativos , que não percebemos até que nos deparamos com algumas consequências que interferem na nossa rotina diária.

Então vamos compreender de que forma esses hábitos negativos estão relacionados e de que forma se relaciona a ansiedade.

Como por exemplo:

? Procrastinação  – quando pensamos em algumas tarefas a realizar e procrastinamos , podemos pensar que o medo seja um gatilho para desenvolver a procrastinação tão relacionado ao medo de errar, a  autocobrança .

? Consumo de álcool e drogas  – outro gatilho que interferem nas nossas emoções, pois eles servem como uma fuga da realidade, associado a calma, tornando-se cada vez mais dependente e incapaz de sentir equilíbrio tornando-se cada vez mais ansioso e afetando no seu equilíbrio pessoal.

? Falta  de movimentos  – um gatilho que também está associado ao medo e ansiedade, quando a pessoa fica paralisada sem conseguir se ocupar com algo que dê prazer ou libera endorfina, ela fica sujeita a ultrapassar a linha tênue de equilíbrio resultando em crises de ansiedade.

? Má  regulação de sono  – o excesso de preocupações tão presente na ansiedade e a falta de rotina saudável para o sono é um outro gatilho que interfere, sendo assim , busque se desligar a noite de tudo que te distrai, TV, eletrônicos, prepare o ambiente, e evite se antecipar aos terrores noturnos pensar antes de pegar no sono , acalme-se , ouça uma música suave, escureça o ambiente, medite.

? Buscar ser perfeito o tempo todo  – em busca da perfeição, perdermos momentos valiosos da nossa vida. Crie um ritmo, e valorize cada passo alcançado.

? E por último, a vida é curta… se desligue do excesso de redes sociais, contemple o por do sol, o cheiro da natureza, o canto dos pássaros, longe das telas a vida pode ser maravilhosa e assim você tem mais qualidade de vida e vai se sentir mais leve e bem mais feliz.

PENSE NISSO!?

Mas se você sentir esses sintomas:

Preocupação intensa excessiva e persistente e medo de situações cotidianas .Podem ocorrer frequência cardíaca elevada , respiração ofegante rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Você pode está tendo uma crise de ansiedade , e se você não sabe controlar esses sentimentos, o  ideal é buscar ajuda de um profissional de saúde médico psiquiatra e um psicólogo, eles vão te ajudar diante seu sofrimento e da sua dor.

 

Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga CRP03/18383.