trovador TVEA história do poeta popular alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante (1917-1986), retratada no documentário Suspiros de um Trovador, será exibida neste sábado (26), às 22h, na TVE. No longa-metragem, seu filho e cordelista, Isaías Cavalcante, segue os passos do pai na produção literária e cordel.
Rodolfo Coelho Cavalcante exerceu os ofícios de palhaço, propagandista e folheteiro pelas regiões Norte e Nordeste do país. Na sua trajetória, publicou livros de poesia e mais de 2.000 folhetos de cordel, foi um articulador nato e militante da causa dos cantadores e trovadores. Em 1955, junto com outros trovadores, fundou a Associação Nacional de Violeiros e Trovadores. E fundou, os periódicos O Trovador, A voz do trovador e Brasil Poético, além de algumas instituições culturais importantes, como a Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel.
Dirigida pelo produtor musical e documentarista Marcelo Rabelo, a produção de 70 minutos sintetiza a obra do poeta. Seu filho, Isaías Cavalcante – Ismoca, persegue sua vida pela Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e vivencia sua obra literária, seja declamando poesias, lendo cordéis, negociando livretos nas feiras, ruas e reencontrando amigos e poetas.


Suspiro de um Trovador é uma das produções escolhidas pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia