cameraApós receber mais de *600 inscrições* na 1ª Chamada, a Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa), por meio de sua Diretoria do Audiovisual (Dimas), lança nesta segunda (07/6) a 2ª chamada para compor a *Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual na Bahia*. Inscrições serão aceitas até o dia *5 de julho*.

A ferramenta visa unir informações sobre profissionais, empresas produtoras, fornecedores e prestadores de serviços neste setor em todo estado – dentre pessoas físicas e jurídicas. O intuito é que as mesmas estejam disponíveis para pesquisas e contratações para atuação em produções locais, nacionais e internacionais que filmem na Bahia, impactando na circulação de recursos financeiros e na geração de emprego e renda no estado.

Nesta segunda chamada, profissionais e empresas interessadas neste cadastro poderão fazê-lo gratuitamente de forma online no site da Dimas. A Plataforma estará sob a coordenação da *Bahia Film Commission*, iniciativa da Diretoria que objetiva, dentre outras ações, atrair produções audiovisuais para a Bahia, disponibilizando e conectando profissionais e empresas aptas a desenvolver e absorver prestações de serviços.

Digital, pública, aberta e gratuita, a Plataforma vai reunir dados dos agentes que atuam no setor de Audiovisual no estado, como *profissionais e empresas produtoras* que compõem as áreas de pesquisa, roteiro, elenco, direção, produção, arte, efeitos especiais, fotografia, som, elétrica, maquinaria, edição, pós-produção, dentre outros. Além de empresas que prestem *Serviços de Infraestrutura* como de locação e estúdios, acervos de arte (Cenografia e/ou Figurino), *Serviços de Apoio* como assessoria contábil e/ou financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte, e outros serviços.

Também podem se cadastrar prestadores de *Serviços de Formação, Capacitação e Acessibilidade*, como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação, dentre outros. Prevê-se um período de inscrição no primeiro semestre de cada ano e atualização da plataforma on-line todo segundo semestre.

Prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano, a Plataforma estará hospedada no site da Dimas (www.dimas.ba.gov.br), na página da Bahia Film Commission. Sua realização conta com a parceria do SEBRAE, Observatório do Audiovisual Baiano, Nordeste Lab e Benditas Projetos Criativos.