WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  




A magia do Cerrado na arte de Mariah Campolina

 

mariah 4

Mariah Campolina  é goiana, de Formosa Goiás e reside em Brasília/DF. Graduada em Administração de Empresas. Em 2004 se encontrou em definitivo no caminho das Artes em Salvador/Bahia. A satisfação com a pintura sobre tela a mantém em atividade constante, quer na execução material de suas obras ou na elevação de seus conhecimentos teóricos e técnicos em museus, galerias, exposições workshops.

Mariah 1

 

Na construção de suas obras, faz uso de técnicas clássicas e contemporâneas. No gênero paisagem, a maioria das obras  são recortes de elementos da natureza realisticamente representados.   A temática “flores e paisagens” é presente nos trabalhos de Mariah Campolina e tem na biodiversidade do cerrado, onde viveu a maior parte de sua vida, uma fonte inspiradora frequente. “Mariah Campolina diz que quando está pintando se transporta para a tela”.

Apresento uma pequena parte dessa linda série “Flores do Cerrado”, com as descrições representativas de cada espécie. 

mariah 2

  1. Ipê Amarelo VI (Bignoniaceae – Handroanthus albus)

60 x 80 cm – OST Planta nativa do Cerrado e Pantanal Brasileiro. Em mata de galeria, mata seca, cerradão, cerrado. De casca rugosa e grossa. Também é chamado de ipê amarelo do cerrado, piúva cascuda, ipê dourado, pau d’arco amarelo. Os ipês florescem de agosto a setembro. O ipê amarelo simboliza nossa nação, símbolo do Brasil.

mariah 3

  1. Algodão do Cerrado (Cochlospermum Regium)

 70 x 50 cm – Mista

Algodão do Cerrado é o nome popular de uma planta da família das Bixáceas. Suas flores são grandes e amarelas. Na seca perde todas as folhas. O maior período de floração ocorre de agosto a dezembro e dura maios ou menos 20 dias.

mariah 4

 

  1. Flor do Pequi III (Caryocaraceae)

70 x 50 cm – Mista

O pequizeiro é uma planta típica do Cerrado que também é chamado de pequi, amêndoa de espinho, grão de cavalo, pequiá, pequerim e piquiá. Sua floração se dá de setembro a novembro e seus frutos iniciam em outubro até fevereiro.

mariah 5

  1. Flor da Lobeira ( Solanum Lycocarpum)

70 x 50 cm – Mista

Pertence à família das Solanacease, a mesma do tomate e do jiló. Floresce de dezembro a março. Suas flores são roxas que resultam em frutos arredondados de cor verde que pesam em torno de 400 gramas. Também chamada de fruto do lobo guará.

mariah 6

  1. Flor da Cagaita (Eugenia Dysenterica)

70 x 50 cm – Mista

Planta originária do Cerrado, parente da goiaba e é também da família da pitanga, do araçá e da uvaia. Floresce nos meses de agosto a setembro e frutifica de setembro à outubro.

No Cerrado suas árvores são tortuosas, de cascas grossas e suas raízes são profundas formando uma floresta subterrânea, as quais são responsáveis pelo armazenamento de água para sobreviverem durante a seca. A vegetação do cerrado funciona como se fosse uma esponja que absorve a água das chuvas semestrais no solo e empurrando a água para 3 grandes lençóis subterrâneos intitulados aquíferos, de onde saem as nascentes que alimentam os rios. A retirada da cobertura natural está deixando de alimentar os aquíferos de maneira a proporcionar a seca dos lençóis subterrâneos, causando assim, o fim da nutrição para as árvores e plantas naturais do Cerrado.

Contatos: mariahcampolina@mariacampolina.com

Instagram: @mariahcampolina.arte

Site: www.mariacampolina.com

luciane

2 respostas para “A magia do Cerrado na arte de Mariah Campolina”

  • Lindo trabalho da Campolina, para quem ainda nao conhece essa região do nosso Brasil com sua riqueza natural, tem a oportunidade de conhecer a arte do grande criador do universo (Deus) na inspiração artistica de Mariah Campolina. Lindo trabalho. Mais uma vez agradeço ao Daniel Thame por esse espaço destinado aos grandes artistas espalhados pelo Brasil.

  • SERGIO FAUSTO RODRIGUES DA CONCEIÇÃO says:

    Lindos trabalhos. Realmente o Cerrado proporciona essa riqueza de inspiração lindamente traduzido nas telas da Mariah Campolina . Artista sensível e talentosa. Parabens a este Blog que sempre nos enriquece com essas mostras.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia