alex ´pia(do Calila Notícias) O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) o mais votado no Território do Sisal nas eleições de 2018 é também o mais procurado para solucionar os problemas existentes nos municípios da  região. Nesta segunda-feira, 29, ele cumpriu agenda em três, dos 20 municípios que compõem o território, ou seja, Nordestina, Monte Santo e Quijingue, todos fazem limite entre sí.

A primeira reunião aconteceu pela manhã em Nordestina onde foi recebido pela prefeita Eliete Andrade (PSD), secretária de Saúde Ravena Dantas, ex-prefeito Wilson Matos (Ito), vereadores da base governista, secretários e demais autoridades.

O assunto principal da reunião foi relacionado a questão da regulação e transferência de pacientes com Covid-19.

O deputado ouviu das lideranças locais que estão enfrentando muita dificuldade pela quantidade reduzida de leito na cidade e quando precisa transferir se esbarra na regulação e quando acontece a demora fica por conta da UTI móvel. Foi citado a situação de uma mulher de 49 anos, que tem plano de saúde e não tinha encontrado vaga em hospital conveniado e inciaram uma luta no sentido de tentar internamento pelo SUS, também sem sucesso. Felizmente na parte da tarde conseguiram a transferência da paciente com a opção dos SUS ou do plano de saúde, e a opção foi por um hospital particular em Feira de Santana.

A secretária de Saúde do Município, Ravena Dantas disse ao CN que na medida do possível a Prefeitura tem procurado melhorar toda estrutura que lhe compete, foi montado um centro de Covid-19 separado do hospital, contratou mais um médico, saiu de três para nove leitos quando construiu mais seis, aumentando em 200%, “então todo o suporte intra hospitalar dentro da capacidade do município está sendo ofertado aos pacientes”, garante a secretária.

Desde o começo da pandemia Nordestina já registrou 555 casos positivos da Covid-19, destes, 508 estão recuperados, 18 óbitos. Tem 39 casos de vírus ativos sendo que 7 deles se encontram internados.

Monte Santo

O deputado foi informado pela prefeita Silvânia Matos (PSB) do Decreto em vigor que impede a subida na Serra da Santa Cruz, tradição de mais de 200 anos, pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia a quinta e sexta-feira santa não receberá moradores e romeiros de diversas cidades da Bahia e de outros estados.

A Prefeita disse que lamenta muito tomar a decisão, mas foi em comum acordo com o padre da cidade e também para obedecer o decreto do Governo do Estado para evitar aglomeração de pessoas neste momento critico da pandemia. Para isto vai colocar agentes da Guarda Municipal no inicio da escadaria para impedir a subida da serra.

Ao falar da situação da Covid no município a gestora lamentou a dificuldade que está tendo para receber a UTI móvel, citou um caso recente de um jovem de 37 anos que estava em estado grave, a prefeitura alugou uma UTI móvel particular, mas quando chegou ele tinha morrido.

Portanto, assim como em Nordestina, o deputado foi informado que o município sofre com a regulação e quando ocorre a liberação encontra dificuldade no transporte do paciente para outra unidade de referência.

A prefeitura revelou também que pegou um município com uma situação muito mais complicada do que imaginou ao tomar posse em primeiro de janeiro, porém garante que está com toda disposição para organizar o município com uma imensa dimensão territorial, lembrou do povoado Praça que fica a 75 km de distância da sede.

Disse que débitos da gestão passada continuam chegando e que uma nota paga recentemente foi justamente para um fornecedor de oxigênio e se viu obrigada a pagar para evitar o corte desse item tão importante nesta pandemia.