saude emocional

Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaEstamos passando por uma crise sanitária e política, e diante de todos esses acontecimentos, como fica a nossa saúde emocional?

Nisto, para as mulheres está sendo mais difícil pelo fato delas estarem sobrecarregadas de tarefas diárias. Onde elas trabalham fora e cuidam dos afazeres domésticos, dos filhos, do esposo e de outros familiares que convivem no mesmo ambiente.

Então, porque nós mulheres nos sentimos tão cansadas?

O cansaço é o elemento que faz parte do ciclo natural da vida.

Após as atividades normais do cotidiano, geralmente nosso corpo experimenta uma sensação de baixa energia e temos a necessidade de recarregarmos nossas baterias e repor o nosso estoque de disposição para recomeçar um novo dia.

Porém, em alguns momentos, esse ciclo se repete, e por motivos diversos não conseguimos relaxar ou diminuir os níveis de cansaço. E com isto, o acúmulo em nosso organismo acarreta muitos prejuízos para com a nossa saúde emocional e física.

Portanto, se não dermos importância a isto e buscar um cuidado correto e não tentar revertermos esta situação, podemos chegar a níveis de altos de estresse que eleva a ansiedade e assim pode vir a desencadear um quadro depressivo por esgotamento psicológico e cansaço físico.

Muitas mulheres, as vezes, provém de acúmulos de funções e tarefas em excesso, são pensamentos conflituosos, preocupações e estas questões acabam afetando o emocional das mulheres por elas se sentirem mais vulneráveis e susceptíveis dentro desta sociedade ainda machista.

E como podemos encaminhar e solucionar este problema?

Então vai algumas dicas importantes:

1° –  Se permita descansar!!!

Este é um direito que pertence a toda mulher, sabia?

Talvez por questão cultural ou não reconhecimento do nosso valor, este direito acaba sendo esquecido ou deixado de lado.

2°- Organize suas tarefas e seu ambiente de forma equilibrada para não sobrecarregá-la.

Desorganização externa muitas das vezes se remete a interna, contribuindo assim para o cansaço físico e mental.

3°- Faça um STOP diário, toda vez que se sentirem sobrecarregadas, parem com tudo que estiver fazendo e reflita por alguns instantes, e busque fazer uma atividade neutra, para descontrair ou relaxar.

Redefine suas metas de acordo com as prioridades e retorne as suas atividades, assim você vai estar com mais energia.

4°- Aprenda a delegar tarefas e a fazer com que os familiares ou os que estão ao seu redor reconheçam suas necessidades e as auxiliem nestas tarefas.

Despreze os pensamentos que só você é capaz de realizar as tarefas com perfeição.  Comece com a frase:

“Eu preciso que …” de forma cordial! Porém firme e constante.

5°- Tire aquele momento para não fazer “NADA”, para simplesmente tirar um breve cochilo, ou colocar as pernas para o alto, ou realizar algo em seu benefício que a reconecte com sua a sua essência.

6°- Preste atenção ao seu termômetro interno, para saber a hora de uma pausa.

7°- Dê importância aos horários das refeições e de sono, não se deixando em último plano.

8°- Procure meditar por alguns instantes diariamente. Pode ser através da música, leitura, oração e contemplação da natureza, ou também algo que ti ajude a relaxar que seja único, especial dentro de você mulher.

Dessa forma, irá regular o pensamento, retirar o foco das tensões e trazendo uma sensação de paz e tranquilidade.

9°- Lembre-se que nos mulheres somos muito necessárias, mas não insubstituíveis, tampouco onipotente e que a autoestima eficácia muitas das vezes não representa uma vantagem!!!

10°- Se você está precisando descansar siga essas dicas ou procura ajuda de um psicólogo, caso ache necessário. Assim você se cuida, cuida da sua saúde emocional e tem mais qualidade de vida, tal qual que é tão importante nos dias de hoje não é mesmo!? Você vai sentir mais feliz, bonita, tranquila e em paz.

Cleide Léria Rodrigues

Psicóloga CRP03/18383

@psicólogacleideleriarodrigues.