Itahuipe-Fotos20Sob direção de José Carlos Ngão, o projeto ITAHUIPE: antes das pedras e dos espinhos inicia fase de ensaios e montagem de espetáculo musical, cujo contexto histórico narrado promoverá, o resgate da memória e identidade cultural local, marcada pela evidencia dos povos indígenas e de matriz africana.

 

Os ensaios e montagens acontecerão até 31 de março, em meio a um processo de pesquisa que possibilita a imersão dos envolvidos a todo conteúdo histórico transcrito de forma lúdica para narrativa da peça, bem como, à técnica que envolve os elementos constitutivos de um espetáculo teatral.

 

O projeto contemplado pelo Programa Aldir Blanc Bahia, além de promover empregos temporários e capacitação de toda rede produtiva das artes cênicas, oferta bolsas temporárias para atores e músicos envolvidos. O resultado da obra torna-se-á público, com apresentação em plataforma digital em 10 de abril.

 

Para o diretor musical e fundador da Companhia de Teatro Pedra e Espinho, Igor Goés, a obra permite para além do fortalecimento das ações voltadas ao teatro e cultura local que, os espectadores escorreguem suavemente por uma narrativa histórica distinta da comumente propaganda e que nos permite refletir sobre nós e nossos antepassados.

 

ITAHUIPE, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia -Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.