expo novaesQuem passar pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, nos próximos dias poderá visitar a exposição fotográfica que reúne lindas imagens de mães, pais e profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O ensaio faz parte da programação do Novembro Roxo e dos 20 anos da implantação da unidade, que anualmente é responsável por oferecer cuidados especiais a centenas de bebês prematuros no interior da Bahia.

Os personagens capturados pelas lentes do fotógrafo Daniel Medina estão em exposição na sala de Convivência Otaciana Pinto, no HMN. “Essa exposição é uma forma de demonstrar quanto é forte essa relação com os nossos pacientes, quanto carinho e dedicação temos por eles”, diz a diretora técnica, médica Fabiane Chávez, que está há 18 anos na unidade.

Por causa das medidas de segurança e sanitária para evitar a disseminação do novo coronavírus, os eventos de aniversário de UTI Neonatal do Manoel Novaes serão todos internos, com público reduzido. Além da exposição fotográfica, a programação de 20 anos inclui a gravação de um vídeo com depoimentos dos profissionais de saúde e pacientes, benção religiosa e apresentação do coral da Santa Casa de Itabuna.


BERÇÁRIO

A coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos (Nai), recorda-se que quando chegou à instituição, em 2001, a unidade já funcionava como UTI, mas com uma estrutura menor. “Foi em 2000, com a necessidade de ter um serviço de excelência, que a equipe começou a ser projetada para ser a primeira UTI Neo do sul da Bahia”, conta.

As comemorações ocorrem no mesmo mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prematuridade, que é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, 11,7% de todos os partos são de prematuros, segundo o Ministério da Saúde.

O Brasil ocupa a 10ª colocação entre países onde nascem crianças prematuras, com cerca de 300 mil nascidos antes da 37ª semana de gestação.