maria l cam

O governador Rui Costa e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, lamentaram a morte da ativista itabunense Maria Luiza Câmera. Defensora dos direitos das pessoas com deficiência e fundadora da Abadef-Associação Baiana de Deficientes Físicos, Luiza Câmara faleceu aos 75 anos, na tarde desta quarta-feira, dia19, em Salvador.

Luiza Câmara, que estava internada há cerca de quinze dias no Hospital da Bahia, se recuperou da covid-19, mas voltou a ser internada após uma infecção pulmonar. Seu sepultamento está previsto para ocorrer às 14 horas, no Cemitério Bosque da Paz, localizado em Nova Brasília.

Rui Costa usou as redes sociais para manifestar seus sentimentos pela morte da fundadora da Abadef. “Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Luiza Câmera, uma guerreira que lutou de forma incansável pelos direitos das pessoas com deficiência. Referência na Bahia e no Brasil, ela deixa um legado de muito trabalho por inclusão e respeito. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Luiza”, escreveu o governador.

Já o deputado Nelson Leal disse que a Bahia deu adeus a uma grande defensora dos direitos das pessoas com deficiência. “Luiza é um exemplo grandioso de superação, que transformou a sua deficiência física não em lamento, mas em exemplo de coragem e de luta. O bloco carnavalesco que ela ajudou a criar – o “Me Deixe à Vontade” – bem simboliza a vida de Luiza: ter deficiência, mas resistir e viver o melhor que a vida pode dar”, destacou.

Nascida em Itabuna, Luiza Câmera era bibliotecária, formada a pela Universidade Federal da Bahia. Foi diagnosticada, quando jovem, com a doença de Still – autoimune, que gera inflamações no corpo, desgastes progressivos nas articulações – e perdeu o movimento nas pernas. Desde então é referência na luta pelos diretos das pessoas com deficiências

Em meados do ano de 1980, fundou a Abadef e, em 1995, o “Bloco Me Deixe à Vontade”, que há duas décadas e meia leva alegria e mensagem de respeito e inclusão às ruas durante o Carnaval de Salvador.