vlb 2

A valorização de um trabalho que passou de geração para geração, beneficiando 72 crianças e mães de baixa renda, e um sonho realizado. Este é o resultado da reforma da creche da Associação Comunitária Flor da Primavera, no bairro Uruguai, com recursos da ordem de R$ 70 mil, por meio do Programa Mais Infância, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia. A entrega do espaço foi realizada nesta segunda-feira (4), pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, que também comemora aniversário nesta data, e pela artista infantil Lore Improta, que destinou recursos do seu bazar para a realização da obra.

vlb 1

Aline Peixoto falou da importância da corrente do bem para se ajudar quem mais precisa. “Desde que Rui foi eleito e eu assumi as Voluntárias Sociais, eu sempre acreditei no poder de transformação que os artistas poderiam fazer. Ver esses projetos funcionando me deixa muito feliz”.

vlb 3

Lore Improta se emocionou, assistindo um vídeo de agradecimento das crianças e das professoras da creche. “Hoje é um dia especial duas vezes, uma pelo aniversário de Aline, outra pela reinauguração desta creche. Eu  me emocionei porque vi o que foi conquistado com o Bazar sendo realmente aproveitado. Então eu estou muito grata, de ver o dinheiro fazendo a diferença na vida dessas pessoas”. Ela disse que os recursos investidos foram em sua maioria do seu primeiro bazar. “Este ano nós faríamos a segunda edição, mas a pandemia não permitiu. Esperamos reprogramar para o mais breve possível, muitos outros bazares, sempre em parceria com as Voluntárias”.

 

História da creche

A diretora da Creche, Rosilene de Jesus, fala da história da Creche Flor de Primavera, onde trabalham 11 pessoas. “Foi fundada em 1988, pela minha mãe, Maria do Socorro, e recebeu a primeira reforma em 2001. Somente agora, 19 anos depois, nós conseguimos fazer a segunda reforma. Sem esta parceria, não teríamos condição nenhuma de realizar esta obra”. Segundo Rosilene, dona Maria do Socorro, antes de morrer, em 2004, pediu que os filhos continuassem o trabalho na creche. “A minha mãe foi criada só pela mãe dela, que era feirante e trabalhava muito, então não tinha onde deixar e ela ficava na casa de outras pessoas. Isso gerou no coração dela a vontade de ter um lugar onde ela pudesse amparar essas crianças e as mães que precisam ter com quem deixá-las”.

 

Quem fala da importância da creche é a dona de casa Kátia Cardoso, 39 anos, que tem quatro filhos, dois deles autistas. “Três dos meus filhos já estudaram aqui. Essa creche, para mim, é muito importante pois ajudou muito. Para receber os meus filhos autistas, a creche procurou se instruir, buscou atendimento, e eu acredito que isso aconteça não só com meus filhos, mas com todo mundo que estuda nessa creche”.

 

 

Programa Mais Infância

 

O porta-voz das Voluntárias Sociais, Gustavo Urpia, informa que a corrente do bem, capitaneada pela primeira-dama Aline Peixoto, vem reunindo muitos amigos e ajudando muita gente. “Ela fez parcerias com Leo Santana, Ivete Sangalo, Bell Marques, e agora é a vez de Lore Improta trazer para as crianças do bairro Uruguai essa nova creche. O Programa Mais Infância também faz a capacitação dos monitores de 400 creches, beneficiando oito mil crianças. E durante o programa, são realizados eventos no Palácio da Aclamação, com recursos convertidos na reforma das creches”.