Nesta segunda-feira (3), o Conselho Universitário (Consu), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc),  autorizou, em caráter excepcional e temporário o uso e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem, por meio de formas de ensino não presencial, prioritariamente por processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), recursos educacionais digitais e outras, em substituição às atividades presenciais para o ensino de graduação e pós-graduação, denominado Ensino na Modalidade Não Presencial

O documento será encaminhado ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão superior da Instituição de Ensino Superior com competência para estabelecer a regras para operacionalização das atividades acadêmicas, criando um calendário especial, até que acabe a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A Uesc não chegou a iniciar o ano letivo de 2020. A suspensão das  atividades presenciais, em decorrência da pandemia gerada pelo novo coronavírus, foram autorizadas pelo Consu, depois de ampla discussão provocada pelo reitor Alessandro Fernandes com os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

As funções administrativas da gestão e a pós-graduação continuaram em home office. As atividades consideradas essenciais ligadas, principalmente a pesquisa, obedecem rigoroso protocolo de segurança para poder funcionar.

As medidas aprovadas pelo Consu são os resultados do trabalho da comissão constituída pela portaria nº 328, de 13/05/2020, com o objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas e administrativas, presenciais e remotas, dentre elas, o Parecer CNE-CP nº 5, de 28 de abril de 2020.

Alem das questões relacionadas ao marco legal da pandemia foram feitos diagnósticos de todos os setores e segmentos da instituição. Para capturar as informações. Elaboraram questionários para cada categoria através do Google Forms (formulário online) e distribuídos os links para acesso a partir de plataformas digitais da Universidade (site, Facebook, Instagram) no período de 02 a 13 de junho de 2020.

Somente depois de analisados todos os resultados dos questionários a Comissão apresentou à Reitoria a proposta alternativa e de viabilidade de adequações ao Calendário Acadêmico 2020, neste período de pandemia. Somente após a reunião do Consepe, a Universidade pode divulgar as medidas a serem adotadas para que todos os estudantes possam estar incluídos, bem como, os professores habilitados para desenvolverem as tarefas online.