Altamiro Borges

Altamiro Borges

Até sábado (30), cerca de 700 profissionais da área de comunicação que atuam na gestão pública de prefeituras e governos estaduais participam do seminário “Os desafios da comunicação nas administrações públicas”, realizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), e tem por objetivo o debate da relação entre comunicação e política.

André Curvello

André Curvello

A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Hotel Real Classic, no bairro da Pituba, com participação do secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, e do coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges. Ainda nesta sexta, a previsão é de que o governador Rui Costa participe do evento no período da tarde.

Esta é a terceira edição do seminário, que já passou pelo Maranhão em 2017, e Maricá, no Rio de Janeiro, em 2018. O coordenador do Centro Barão de Itararé pontuou a necessidade da discussão do tema. “Estamos em sociedades urbanas cada vez mais complexas e com uma bateria de informações violenta. A internet democratizou a informação, mas potencializou a mentira e com muitas fakes news circulando. Hoje, apostar na comunicação de qualidade e multiplicação dos instrumentos de comunicação com maior qualificação dos comunicadores é fundamental para fazer a disputa de narrativas na sociedade. E o gestor público que não fizer essa disputa pode perder na opinião pública por esse nível de desinformação que está circulando, mesmo sendo um excelente gestor”, destacou Altamiro Borges.

Durante a abertura, André Curvello sugeriu que o seminário também seja realizado no interior da Bahia e ressaltou a contribuição do evento ao debate público. “O Governo do Estado agradece a escolha da capital baiana para sediar esse evento. Estamos sempre abertos e atentos para apoiar iniciativas que valorizem o pensamento amplo e a liberdade de expressão. Esse evento reúne liberdade, democracia e o pensamento diverso. É um exercício de se discutir o fortalecimento da democracia através da comunicação”.

Após a abertura, foi formada a primeira mesa que debateu o tema “Como se comunicar na sociedade”. Os integrantes da mesa foram Geórgia Pinheiro, do Blog Conversa Afiada; Cynara Menezes, Blog Socialista Morena; e Sérgio Lírio, editor-chefe da revista Carta Capital.

No período da tarde serão realizadas mais duas mesas de debates: uma sobre “ A força e os perigos das redes sociais” e outra abordando “ O fortalecimento da comunicação pública”.