santa casa itabuna

Um grupo de secretários de saúde da região foi recebido pelo Superintendente de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Adalberto Bezerra, e pela Diretora Técnica do Hospital Manoel Novaes, Dra. Fabiane Chávez. A intenção dos gestores públicos era entender melhor o fluxo de recebimento de paciente Pediátricos na Unidade de Saúde.

Os representantes da Santa Casa de Itabuna explicaram que, desde o dia 1º de agosto, o Hospital Manoel Novaes está contratado para atender Pediatria somente pacientes via encaminhamento da Central de Regulação, transportado em Ambulâncias de Suporte Avançado e via SAMU, além dos casos que explicitem urgência, como convulsão eminente, politrauma, sangramento aparente via demanda espontânea.

Sobre Obstetrícia, os representantes da instituição informaram que segue a mesma lógica de atendimento, e considera as situações específicas da Rede Cegonha. Após diversas discussões e relatos, ficou estabelecido pelo grupo de secretários a necessidade de solicitar uma reunião de urgência com a CIR (Comissão Intergestora Regional) para que o fluxo e as demandas dos municípios sejam rediscutidos. Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Jussari, Agnaldo Sotero; a secretária de saúde de Almadina, Neuza Fonseca; o secretário de saúde de Pau Brasil, Adenilson Soares; a secretária de saúde de Santa Cruz da Vitória, Laura Mafra; o secretário de saúde de Itajuípe, Renato Ramos.