Gerson Marques

gerson marquesO prefeito Mário Alexandre está começando a colher os frutos de uma estratégia eficiente e bem montada em relação a saúde pública de Ilhéus.

É sempre importante lembrar que Mário herdou um caus completo na saúde da cidade. Quase todos os postos de saúde estavam fechados, alguns destruídos para reformas que nunca aconteceram, o Hospital Regional acumulava as demandas de dor de barriga a pescoço quebrado, em um cenário de guerra.

O SAMU com uma ambulância aos pedaços, sofria uma deterioração de equipamentos e desmotivação do pessoal, nem o telefone de emergência funcionava.

A Secretaria de Saúde no governo passado simplesmente havia deixado de alimentar os dados do sistema de Intranet do Ministério da Saúde, e a maioria dos programas estavam com os recursos cortados ou em vias de corte.

A saúde municipal frequentava as páginas policiais, e a população falava abertamente que o melhor hospital de Ilhéus era o aeroporto.

Ao assumir ficou evidente que a saúde seria a prioridade do governo, foi está a principal bandeira de Mário na campanha, inclusive por ser médico.

Nestes dois anos e meio, uma série de providências foram tomadas, recursos captados, a parceria com o Governo do Estado gerou resultados concretos como a inauguração do Hospital Costa do Cacau, que propiciou uma nova situação com melhora imediata nos atendimentos emergências e nas cirurgias eletivas.

Mário apostou em um arrojado programa de reconstrução de postos de saúde, não bastava só reabrir, era necessário ter qualidade, equipamentos e pessoal motivado.

A situação era tão grave, refletindo anos de abandonado que alguns postos tiveram que ser levantados do chão, obra integral.

Um dos casos mais emblemáticos foi a implantação da UPA 24 horas na Conquista, uma referência para primeiros socorros, e casos de baixa complexidade, o resultado é tão bom que existem centenas de relatos positivos de pessoas atendidas neste equipamento.

Doze postos médicos foram completamente reconstruídos, modernizados e equipados, equipes foram contratadas e a população já usa plenamente o sistema.

O atendimento as crianças foi outro desafio vencido, nos governos anteriores este atendimento era jogado no caus do Regional, hoje existe um hospital exclusivo para a infância pelo SUS.

O SAMU, passou de problema a solução, dispõe agora de uma frota de sete ambulâncias muito bem equipadas, três delas estalando de novas, e a equipe motivada, voltou a ser um serviço respeitado e aplaudindo.

A Secretaria de Saúde antes mal engembrada em um prédio modesto, com setores espalhados, foi unificada em um moderno edifício no centro da cidade (Embratel), qualificando o trabalho e motivando a equipe.

Ontem houve a inauguração do novo posto Sarah Kubitschek, no Parque Infantil, todo reconstruído, bem mais amplo e com novas áreas de atendimento, moderno e muito bem equipado, cobrindo o atendimento de boa parte da Zona Norte.

A colheita que Marão está fazendo ainda é pouco, porque tem muitas ações em andamento nesta área, pelo menos mais oito novos postos em bairros periféricos serão inaugurados e a jóia da coroa será o futuro hospital materno infantil no local onde antes era o hospital regional.

O slogan do governo “Nada supera o trabalho” é cada vez mais uma verdade.