los cinco

A história dos Cinco Heróis Cubanos que passaram 15 em prisões dos Estados Unidos, onde foram presos após evitarem ataques terroristas à ilha caribenha, será levada ao cinema em dois filmes diferentes.

Los Cinco (The Cuban Five), será produzindo pelas canadenes Pictou Twist Pictures y Picture Plant, associadas ao Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (Icaic) para coproduzir essa história, que 20 anos depois, continua despertando interesse em todo o mundo.

A produção terá orçamento de 7 milhões de dólares e as filmagens devem começar após a escalação do elenco, com artistas da América Latina, EUA e Canadá.

Penelope Cruz e Gael Garcia Bernal

Penelope Cruz e Gael Garcia Bernal

Barrie Dunn, produtor de Pictou Twist, foi o encarregado de escrever para as telas do cinema a história de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González, a partir do livro ´ What Lies Across the Water: The Real Story of The Cuban Five` (O que há do outro lado do mar: a verdadeira história dos Cinco Cubanos), de Stephen Kimber. Clement Virgo, que dirigiu para a rede CBC a minissérie The Book of Negroes e The Wire para HBO, se integrou à direção do filme, que será rodado em Cuba em 2019.

De acordo com o que publicou em seu Facebook, Gerardo Hernández, o outro fime filme, Wasp Network, de diretor francês Olivier Assayas, a cargo das produtoras rt Features e cg Cinema, está baseado no livro “Os últimos heróis da Guerra Fria”, do escritor brasileiro Fernando Morais, e contará com as participações da espanhola Penélope Cruz, o mexicano Gael García Bernal, o venezuelano Édgar Ramírez e o brasileiro Wagner Moura, entre outros. (do Granma/Cuba, com tradução de Daniel Thame)