Por: Viviane Cabral

chocvFruto de grande expectativa entre fazendeiros, empresários e a sociedade civil de Ilhéus e região, o projeto da Estrada do Chocolate ganhou força nesta quarta-feira, 28, a partir do engajamento e do comprometimento das entidades em construir o roteiro turístico da primeira estrada temática da Bahia. Ao seguir um planejamento de ações supervisionadas pelo Sebrae, o presidente do Costa do Cacau Convention Buerau, Marco Lessa, espera lançar o roteiro no Festival do Chocolate, que acontece entre 18 a 22 de julho deste ano.

Na fase de envolvimento dos atores sociais, o Sebrae terá um papel fundamental na capacitação e orientação desses públicos para que eles possam estar aptos a qualificar seus produtos e equipamentos para o turismo rural. Ao mesmo tempo, será promovida a convergência com outras estruturas urbanas já existentes, a exemplo de hotéis, pousadas, restaurantes, fazendas, escolas, visando formar uma rede turística organizada.

chocolate do sul da bahiaO roteiro turístico será implantado entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, com a proposta de oferecer ao visitante a vivência da produção do cacau e do chocolate nas fazendas, além de outros atrativos da região. A ideia é explorar as vantagens e os diferenciais competitivos, que, segundo a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, será necessário o esforço de todos os atores sociais. “Os destinos turísticos que conseguem resultados sólidos são movidos pelo espírito empreendedor para que o projeto dê certo”, declarou.

Sobre a atuação do Poder Público Municipal, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus, José Nazal, destacou que a prefeitura atuará de forma conjunta para a manutenção dos acessos às fazendas do município, sempre se preocupando com a sustentabilidade e as comunidades do entorno.

Já o superintendente de Serviços Turísticos do Governo do Estado da Bahia, Jorge Ávila, reforçou o apoio na divulgação do projeto e chamou a atenção sobre a necessidade de ter a participação alinhada com os empresários, fazendeiros, representantes de entidades e demais órgãos. “A Estrada já é uma realidade. Só precisamos organizar melhor para ter acesso às fazendas. Para isso, precisamos estar unidos e alinhados”, declarou o representante do Estado.

O encontro reuniu fazendeiros, empresários, professores, estudantes, além de representantes do Sebrae, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, Costa do Cacau Convention Buerau, Ifbaiano, Associação Baiana de Turismo, Instituto Nossa Ilhéus, Biofábrica, Sindicato Rural e Associação de Turismo de Ilhéus.