Andrea Spier

andrea FTCVamos falar de   hidratação. Afinal estamos em pleno verão, debaixo de altas temperaturas e um sol escaldante, o que favorece a perda de líquidos corporais podendo levar a desidratação!!!

Para aquelas pessoas que não tem o hábito de beber água, devemos lembrar que nosso corpo é formado de aproximadamente 70% de água sendo este o componente principal das nossas células. A água tem papel importante nas funções do organismo como a regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e até mesmo na lubrificação das mucosas, por isso se manter hidratado é vital! A recomendação de consumo de água para indivíduos adultos fica em torno de 2 litros de água por dia.

Tenho visto muitos ambulantes vendendo água mineral “geladinha” nos sinais e esquinas da cidade, e muita gente comprando também, sinal que a sede está batendo na porta e como uma resposta fisiológica devemos “matar essa sede”! Entretanto,  o consumo regular e a todo momento é fundamental, visto que perdas intensas de líquidos pelo suor, ocasionam déficit de eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro contribuindo para a desidratação.

Mas afinal quais bebidas e ou líquidos devem ser consumidos? A primeira escolha sempre deverá ser a água, pois não há contraindicação! As frutas e os sucos de frutas naturais (não coados) além de ajudar na hidratação auxiliam na nutrição pois contem vitaminas, minerais e fibras, desta forma, priorize as frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, morango, laranja entre outras..

Andrea Spier 2Água de côco também está valendo pois é um excelente isotônico natural e não tem açúcar adicionado. Em dias de muito calor e esforço físico os isotônicos podem ser consumidos, o chá mate pode ser uma boa escolha caso o indivíduo não tenha restrição à cafeína; outra opção é a água saborizada com frutas e /ou especiarias, como por exemplo limão, laranja, morango, hortelã, alecrim, cardamomo ou outras de sua preferência, só não esqueça de manter na geladeira em garrafas ou jarras fechadas.

Sempre que sair leve com você a sua garrafa de água, se tiver que adquirir líquidos fora de casa, priorize a água mineral, é barato, acessível, se derramar não mancha e ainda dá uma “refrescadinha”! Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas, estas bebidas contem altas quantidades de açúcares e aditivos químicos que são prejudiciais à nossa saúde e estão longe de nos hidratar.

Bom vou ficando por aqui, um abraço bem nutrido e até a próxima!

Andrea Spier  é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública e

Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna