Kaio Nunes uma das crianças atendida pela Casa de Apoio

Por Nancy Macedo

 Kaio Santos Nunes tem 5 anos e aos 4 foi diagnosticado com tumor de Wilms. Ele mora em Paramirim, região de caatinga na Bahia, e buscou tratamento em Itabuna, no Hospital Manoel Novaes. O pequeno conta com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sul Bahia para seguir com o tratamento.

“Kaio foi muito bem atendido aqui em Itabuna. Recebemos todo o suporte necessário para o tratamento e, se não fosse o GACC, a gente já teria desistido do tratamento, pois não teríamos condições de custear e nem de nos manter aqui em Itabuna. Acredito que sairemos daqui com a cura dele”, relata Etelvina de Jesus Santos, mãe do menino.

O GACC Sul Bahia atende em média 270 crianças e adolescentes por mês e se mantém com campanhas, eventos, o apoio de empresas e doações em geral. Desde 2010, a instituição participa do McDia Feliz e com os recursos realiza projetos, como Melhoria da qualidade da assistência no serviço de oncologia pediátrica do Hospital Manoel Novaes, que beneficia crianças como o Kaio.

“Toda essa campanha vai viabilizar que as nossas crianças e adolescentes tenham acesso ao cateter para evitar o sofrimento das furadas e também  a aquisição de um aparelho de Raio X portátil para os casos mais graves que não conseguem sair do leito. O objetivo é salvar vidas”, informa Drª Teresa Cristina Cardoso Fonseca, presidente do GACC Sul Bahia.