bterO IBGE iniciará  em outubro o Censo Agro 2017,  que tem como finalidade obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país, constituindo-se na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia.

Neste momento estão sendo criadas as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que são compostas além de representantes dos poderes constituídos, de líderes comunitários, empresários e representantes de entidades que possam de alguma forma colaborar com os trabalhos. O objetivo das CMGEs é dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.

A primeira  do Litoral Sul aconteceu em Itabuna. A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural-Bahiater indicou  para fazer parte da Comissão, o engenheiro agrônomo Welington Leite, que representando a instituição, vai colaborar durante os trabalhos, desde a fase de preparo, passando pelos mapas municipais e, posteriormente, na etapa de coleta das informações e de seu acompanhamento.

Na atividade, com a presença do diretor de agricultura do município de Itabuna, Erlon Botelho, foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, local para treinamento e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores