bar 1O governo baiano vai reforçar este ano o Programa Água para Todos, uma ação prioritária em infraestrutura hídrica combinada com diversas tecnologias de armazenamento e abastecimento de água, como cisternas de consumo e de produção, barragens subterrâneas, aguadas e sistemas simplificados de abastecimento. A meta este ano para a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) é superar o marco histórico dos 800 sistemas implantados.

O objetivo, segundo o governador Rui Costa, é contornar a grave crise hídrica vivida sobretudo pelo semiárido baiano nos últimos cinco anos, que reduziu as reservas e mananciais. No discurso na Assembleia Legislativa, nesta quinta (2), Rui lembrou das grandes obras que estão sendo realizadas pelo governo baiano em várias regiões para ampliar a capacidade de adução de água.

Ele citou a instalação de grandes adutoras, como as que trouxeram água do São Francisco para as regiões de Guanambi, Caetité e Irecê; bem como as adutoras nas regiões de Jacobina, Senhor do Bonfim e Sisaleira. Também está prevista a conclusão da Barragem do Rio Colônia, na Região de Itabuna, a instalação do fuse gate na Barragem de Ponto Novo e a conclusão dos projetos de Araci Norte e Águas do Sertão que irão beneficiar as cidades de Quinjigue, Euclides da Cunha, Monte Santo e Cansanção.

Ainda neste semestre, segundo Rui, serão iniciadas as obras das barragens do Catolé e Baraúna, que irão beneficiar respectivamente as regiões de Vitória da Conquista e Seabra. Em Feira de Santana e Salvador serão investidos R$ 800 milhões para novas adutoras e estações de tratamento de água.