A  United Nations Office for Project Services (Unops), braço operacional das Nações Unidas que apoia a implementação de projetos humanitários e de desenvolvimento em todo o mundo, contará com uma sede em Salvador, a partir deste mês, para implantar as ações da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP), formada por 30 organizações públicas brasileiras e liderada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba).

A informação foi divulgada durante reunião da RedePPP, realizada nesta quarta-feira (2), em São Paulo. A Unops disponibilizará dois funcionários exclusivos para apoiar o desenvolvimento das ações do grupo. O escritório de Salvador ficará sediado na Sefaz-Ba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sala de coordenação da RedePPP.

Reunindo estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento, a RedePPP tem por finalidade promover ações necessárias à elaboração de políticas, à fixação de diretrizes e à harmonização de procedimentos e normas relacionadas às parcerias público-privadas, bem como promover a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação.

A gerente de Programa da Unops no Brasil, Suelma Rosa, disse que a inauguração do escritório na Bahia é um passo importante para o fortalecimento institucional da Rede. “Parte do projeto depende da profissionalização do corpo administrativo permanente, que hoje é composto pela equipe técnica de PPP da Sefaz-Ba. E é importante termos um escritório próprio e uma equipe adequada”. Segundo Suelma, outro aspecto importante que será trabalhando nessa parceria é a definição da instituição jurídica da Rede. “Nossa ideia é alcançar todos os objetivos propostos para essa primeira fase de gestão da RedePPP”.

O coordenador da RedePPP e chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP da Sefaz-Ba, Rogério Princhak, afirmou que a parceria irá viabilizar as principais ações previstas. “Esse investimento inicial possibilitará o adequado desenvolvimento dos projetos, com espaço e equipe dedicada exclusivamente às atividades da Rede”, ressalta.