:: 12/fev/2016 . 17:16
População de Valença é beneficiada com reforço no sistema de Saúde
O primeiro Centro de Parto Normal do baixo sul da Bahia e um Serviço de Endoscopia, implantados, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na Santa Casa de Misericórdia, foram entregues nesta sexta-feira (12) à população de Valença, promovendo um reforço no sistema de saúde no município. Junto com os equipamentos, o governador Rui Costa também entregou à instituição um veículo comprado com recursos do programa ‘Sua Nota é um Show’ e um tomógrafo adquirido por meio de emenda parlamentar. Ainda no município, Rui está visitando o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste da Bahia.
Segundo o governador, a construção de hospitais regionais está prevista no planejamento para os quatro anos de gestão. “Estamos também melhorando a prestação de serviço dos hospitais existentes. É o que estamos fazendo aqui em Valença, em Brumado, atuando tanto na rede própria como nos hospitais que não são do estado, mas são contratados por nós, como é o caso desta Santa Casa”.
Para Rui, a prioridade é implantar consórcios regionais de saúde e construir policlínicas. “O gargalo maior está depois que as pessoas são atendidas nos postos de saúde e precisam de um especialista ou um exame, que não estão disponíveis na maioria das cidades. Por isso, estou conclamando os prefeitos para formarem os consórcios. Já autorizei a licitação de cinco policlínicas e quero fazer isso também aqui no baixo sul”.
Estado e Forças Armadas se unem no combate ao aedes aegypti
Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam, das 8 às 18h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao aedes aegypti na Bahia, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Ao todo, mais de 220 mil militares estarão mobilizados para o enfrentamento do inseto.
Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto. Os voluntários vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico.

Coletiva de imprensa sobre a Operação Força Amiga: Forças Armadas e Órgãos da Saúde Pública no combate ao mosquito Aedes aegyptiNa foto: Centro de Operaçãos do Quartel General da MourariaFoto: Carol Garcia/GOVBA
“Vamos motivar à população a abraçar essa causa. Não é possível acabar com o mosquito sem o apoio das pessoas. Queremos a colaboração delas nesse esforço nacional”, afirmou o comandante da 6ª Região Militar, general Arthur Costa Moura, durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12), no Quartel da Mouraria.
No município de Valença, no baio sul do estado, onde realiza nesta sexta a entregr obras, o governador Rui Costa afirmou que a presidente Dilma instituiu o sábado como o dia de combater o mosquito. “Esse bichinho que mal dá para enxergar está trazendo um monte de doenças. Além da Dengue, tem também a Zika e a Chikungunya. Às vezes, as três aparecem juntas”.
Ele informou ainda que, entre o mosquito colocar os ovos e as larvas nascerem, demora apenas sete dias e que cada mosquito voa a uma distância máxima de 200 metros de onde nasceu. “Significa que, para ficar livre do mosquito, basta que cada um cuide da sua casa. Se a casa ao lado está fechada e tem água parada, chame a prefeitura, pois a presidente Dilma autorizou que a Polícia e o Exército ou os fiscais da prefeitura tomem as providências, se houver foco do mosquito”.
A campanha, desenvolvida pela 6ª Região Militar, 2º Distrito Naval, Base Aérea de Salvador e por agentes de saúde do estado, reforça as ações que já são realizadas na Bahia pelo governo estadual. Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras (oeste), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Ilhéus, Itabuna (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari ,Santo Antônio de Jesus (RMS), Porto Seguro (extremo sul), Alagoinhas (nordeste) e Jequié (centro sul) contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas, que também atuarão em cinco cidades do estado de Sergipe.
Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado também estão a a secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista, do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras, do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana, e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari.
Ilhéus tem dia “D de Conscientização” para combate ao mosquito Aedes aegypti
Com o objetivo de conscientizar a população a ter o hábito diário de realizar ações preventivas visando eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza neste sábado, 13, o Dia D de Combate ao Aedes aegypti. A ação terá o reforço de agentes de endemias e comunitários de saúde, além de contingente de soldados do Exército e da Marinha.
Durante a ação conjunta, cerca de 150 pessoas farão visitas domiciliares, principalmente nos bairros que apresentam alto índice de infestação, com a distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção. Serão visitadas as comunidades do Hernani Sá, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e Teotônio Vilela. As atividades de conscientização serão realizadas também em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, Central de Abastecimento do Malhado e nas imediações do Aeroporto Jorge Amado.
Já no período de 15 a 18 deste mês, uma força-tarefa composta por mais de 140 pessoas, com a participação de soldados da Marinha e do Exército, intensificará ações preventivas em domicílios ainda não visitados. O grupo de trabalho irá lembrar a cada morador que qualquer recipiente com água parada pode ser criadouro natural do mosquito transmissor da dengue.
Para o secretário da Saúde, Antonio Ocké, é importante também que alguma parcela da população reforce as medidas de prevenção. “É preciso eliminar possíveis focos que possam transmitir a doença. E cada pessoa fazendo sua parte, num curto espaço de tempo os números de casos voltem a cair em todo o país”.
Rui participa em Porto Seguro de ação nacional de combate ao aedes aegypti
Neste sábado (dia 13), o governador Rui Costa estará em Porto Seguro, onde participará da ação nacional de mobilização de combate ao aedes aegytpi. Acompanhado do secretário nacional de Saúde Indígena, Antonio Alves de Souza, às 8h 30, Rui visitará residências do bairro Vila Valdete, ao lado de agentes de saúde e militares das Forças Armadas envolvidos no trabalho de erradicação dos focos do mosquito.
Na Bahia, a campanha é desenvolvida pela 6ª Região Militar, 2º Distrito Naval, Base Aérea de Salvador e por agentes de saúde do estado, reforçando as ações que já são realizadas pelo governo estadual. Além de Porto Seguro, o trabalho será realizado nos municípios de Salvador, que contará com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, Feira de Santana, Barreiras (oeste), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Ilhéus, Itabuna (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari ,Santo Antônio de Jesus (RMS).
Papa Francisco e patriarca da Igreja Ortodoxa fazem encontro histórico em Cuba
O papa Francisco, chefe da Igreja Católica Romana e o patriarca da Igreja Russa Ortodoxa, Kirill, vão protagonizar um momento histórico ao se reunirem em Cuba nesta sexta-feira (12). Este será o primeiro encontro entre os líderes de dos principais ramos do cristianismo desde a sua separação, em 1054, no evento conhecido como Grande Cisma do Oriente.
Os dois devem conversar por cerca de duas horas em uma sala de reuniões no aeroporto de Havana e em seguida apresentarão uma declaração conjunta, acompanhados do presidente Raul Castro. Em novembro de 2014, o papa Francisco já havia demonstrado interesse no encontro. “Irei aonde você quiser. Chame que eu vou”, disse o pontífice na época. No entanto, o compromisso entre os dois foi confirmado pelas igrejas apenas na semana passada. Um comunicado conjunto afirma que a reunião “irá marcar um importante estágio nas relações entre as duas igrejas”.
Paredão Metralhadora é a Música Oficial do Carnaval da Bahia
A musica Paredão Metralhadora, da banda sulbaiana A Vingadora, foi escolhida a Música Oficial do Carnaval 2016 em Salvador. Thís Reis `metralhou` medalhões, venceu a má vontade de parte da mídia da Capital e ganhou as ruas e os foliões.
Formada há pouco menos de um ano, a banda A Vingadora encara agora seu maior desafio: deixar de ser um sucesso-relampago, superar os 15 minutos de fama e se consolidar no cenário nacional.
Atire Tais…
Noite de terror no Pontalzinho
Um tiroteio na noite desta quinta-feira, 11, deixou pelo menos duas pessoas feridas no bairro Pontalzinho, nas imediações do bar Katikero. As vítimas seriam uma mulher e um mototaxista.
As primeiras informações são de que dois homens passaram em uma moto e fizeram vários disparos. Pelo menos dez cápsulas de munição foram recolhidas no local. Carros estacionados em frente ao bar também foram atingidos.
A polícia militar se deslocou para o bairro, mas ainda não foram divulgadas informações sobre os autores dos tiros nem qual seria o alvo dos bandidos. (do Pimenta)
IFBA divulga resultado da seleção
O IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, divulgou a relação de aprovados no processo seletivo para o primeiro semestre. A lista pode ser consultada na internet, em www.ifba.edu.br.
Neste mesmo endereço os candidatos podem acessar o boletim de desempenho. Quem vai recorrer do resultado deve preencher formulário no setor de protocolo em um dos campi do IFBA até 17 desta sexta-feira.
Os candidatos devem ficar atentos ao calendário de matrícula dos seus respectivos campi. Devem ainda se preocupar com a documentação exigida em edital para não ficar sem a vaga.
Estado e Forças Armadas definem ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).
Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador; da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.
Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado.
- 1