lava 1As chuvas que caíram no sábado, 23, não intimidaram milhares de foliões, que curtiram mais de oito horas de muita música durante a 37ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, que foi organizada pela Prefeitura de Itabuna e contou com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Bahiagás. A folia pré-carnavalesca foi aberta por volta das 14 horas, na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), com participação tradicional das baianas, que seguiram em cortejo para avenidas Aziz Maron e Mário Padre e a Praça Rio Cachoeira, depois de entoar cânticos pedindo paz e jogar água de cheiro e flores nos foliões.lava 3

O novo circuito ampliado da folia, segundo a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo recebeu mais de 30 mil pessoas entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo. A festa foi em clima de carnaval antecipado, que atraiu não só moradores de Itabuna, mas também de municípios vizinhos, a exemplo de Ilhéus, Buerarema, Itajuípe, Itapé, Ibicaraí, Barro Preto e outros municípios regionais.

O diretor de Turismo da SICTUR Marcos Kiko. destaca que os diretores dos blocos e o esquema de segurança – que contou com 270 lava 5homens das policiais militares e civis, além da Guarda Civil Municipal e Conselho Tutelar – foram fundamentais para o clima de tranquilidade registrado durante todo o percurso da festa pré-carnavalesca. Marcos Kiko afirma ainda que a festa contribuiu para movimentar o comércio local, principalmente com a venda de água mineral, refrigerantes e cervejas, alimentos fast-foods, acarajés e churrasquinho pelos ambulantes cadastrados pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.lava 4

Neste ano a Lavagem contou com participação de blocos tradicionais como Maria Rosa, Mendigos de Gravata, Encantarte, Hora Extra, Bloco Ouro, As Bandidas, Naufragados, Casados I… Responsáveis, Confraria da Orla do Berilo, Planeta Reggae, As Baianas, Bloco da Fuleragem, Dez Casados e Bloco da Prevenção.

Além do novo circuito (com a inclusão das duas avenidas e de praça do bairro Góes Calmon), as novidades deste ano foram antigos sucessos carnavalescos tocados pela Fubica Rixô Elétrico e banda Alavontê, de Salvador.