Lemos 2

Obras de mosaico produzidas por internos da Penitenciária Lemos Brito que participam do projeto Libertarte estão em expostas no Salvador Shopping. O projeto que busca a reinserção social através da arte é resultado de parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) e o artista plástico Eliezer Nobre. As peças estão à venda, e parte dos recursos arrecadados será revertida para seus autores.

Lemos 1De acordo com a Seap, a Oficina de Mosaico ministrada pelo artista plástico é um projeto-piloto que hoje envolve 15 internos. Seu principal objetivo é promover a ressocialização, através de práticas que auxiliem na sua educação, na capacitação profissional e na busca da conscientização psicológica e social. A proposta é que, com o sucesso da iniciativa, ela seja ampliada, atingindo ainda mais internos.

A mostra aberta em dezembro, com a participação de detentos, com cerca de 50 mosaicos, mas muitos deles já foram comercializados no stand montado no 2º piso do shopping (próximo às lojas Dumond e Limits).  Além de beneficiar seus autores, os recursos obtidos com a venda das obras serão usados para cobrir os gastos com o custo da oficina.