Reunião com prefeito de Itabuna Claudivane Leite e deputado federal Davidson Magalhães sobre estiagem no município e efeitos da seca para os produtores

O governador Rui Costa garantiu apoio à Prefeitura de Itabuna com a cessão de carros pipa pelo Governo do Estado, envio de pessoal da Embasa para uma cooperação técnica visando implantar nova adutora para ampliar a captação de água no manancial de Castelo Novo e recuperação da capacidade de bombas hidráulicas e ainda vai assumir o contrato de risco com empresa especializada na nucleação de nuvens para geração de chuvas artificiais.  A informação foi dada hoje pelo prefeito Claudevane Leite.

Acompanhado do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), dos presidentes da Emasa, Ricardo Campos, e da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira, Vane foi recebido em audiência pelo governador baiano. Na oportunidade, o prefeito de Itabuna fez o relato da grave situação dos mananciais dos rios Colônia, Salgado e Almada que estão secos em decorrência da forte estiagem sobre o sul da Bahia há 160 dias como consequência dos efeitos do El Niño severo que reduziu as chuvas em 45% de acordo boletim do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

chuva 2Na audiência, também acompanhada pelos secretários da Casa Civil do Governo do Estado,  Bruno Dauster, das Relações Institucionais, Josias Gomes, o governador Rui Costa determinou a contratação emergencial da empresa especializada na nucleação de nuvens para a provocação de chuvas artificiais. O contrato de risco será feito pela Casa Civil. Também autorizou a cessão de carros pipa para que auxiliem a distribuição de água para abastecimento da população, além da vinda de pessoal especializado da Embasa para a recuperação de bombas e motores hidráulicos e ajudem os técnicos da Emasa a implantar nova adutora em Castelo Novo.

Com a nucleação de nuvens, o governador também atende ao pedido formulado pelos produtores de cacau que lhe enviaram documento relatando perdas nas lavouras com a falta de chuvas.  Na audiência, o governado Rui Costa determinou à Secretaria de Saúde da Bahia para que apoie os esforços da Prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti causador da dengue e zika vírus. Nesta quarta-feira haverá reunião sobre o assunto na Sesab, em Salvador.