agriOs deputados da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (18), audiência pública para debater a crise no mercado do cacau, mais especificamente o drawback, e visita aos ministérios da Agricultura e da Indústria e Comércio Exterior.

A proposta da audiência foi do deputado estadual Pedro Tavares e apoiada por Eduardo Salles, que acrescentou a necessidade de aprovação também da visita dos parlamentares à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o ministro da Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins.

“O modelo atual do drawback tem de ser revisto imediatamente, pois tem causado grandes prejuízos aos produtores. A produção hoje praticamente supre a demanda e os modelos de estimativa de safra melhoraram muito. O estoque do produto tem causado desequilíbrio e deixado o cacau com falta de liquidez, algo que nunca ocorreu na história”, alertou Eduardo Salles.