O governo baiano e representantes das associações das universidades estaduais têm reunião, nesta segunda (11), às 10h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro ocorrerá na Secretaria de Relações Institucionais. O governo busca evitar a greve de docentes anunciada para a quarta (13) e, para isso, convidou as associações docentes.

Na semana passada, o governador Rui Costa disse que o estado ampliou recursos destinados às universidades (Uesb, Uesc, Uefs e Uneb) e, de acordo com nota, autorizou reivindicações como progressões e promoções previstas para maio. Para isso, a Secretaria de Administração baseou-se no cronograma enviado pelas universidades. O governo também anunciou estar “elaborando a minuta do projeto de alteração do quadro de vagas do magistério”.

O governo também reafirmou ter aumentado o orçamento das universidades em 10,3%, atingindo R$ 1.126.500.000,00 em 2015. Os professores entraram em greve por mais verbas para as instituições superiores. A principal pauta é o aumento do orçamento para as universidades, elevando-a de 5,1% para 7% das Receitas Líquidas de Impostos (RLI).