A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), iniciam na próxima terça-feira (3) mais uma etapa da capacitação sobre o  Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). O curso tem o objetivo de fomentar a cooperação de agentes públicos para as atividades que envolvem o cadastramento dos imóveis rurais, contribuindo para o fortalecimento e ampliação das ações necessárias ao Cadastro Ambiental Rural.

 

Diante da necessidade da regularização florestal, conforme as leis vigentes, o Governo da Bahia firmou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio à implantação deste cadastro no Estado.  O projeto financiado pelo BNDES, denominado CAR/BNDES, irá beneficiar diretamente proprietários ou posseiros de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais de 161 municípios baianos por meio das ações de cadastramento e, indiretamente, todo o Estado, através das ações de capacitação e aprimoramento de infraestrutura para implantação do sistema de cadastramento, buscando alcançar 136 mil propriedades ou posses rurais cadastradas.

 

Esta capacitação integra o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FORMAR, que tem por finalidade desenvolver e aprofundar as competências de agentes públicos, com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente – SISEMA e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGREH.

 

A capacitação tem carga horária de 16 horas dividida em duas turmas, e ocorrerá no período de 03 a 04/03/2015 (Turma I) e 05 a 06/03/2015 (Turma II), na cidade de Itabuna.Serão abordados durante os dois dias de treinamento conteúdos relacionados ao geoprocessamento, legislação ambiental aplicada ao Cefir, cadastro do usuário no SEIA, informações necessárias, inserção dos dados, demonstrações do funcionamento do sistema, dentre outros.

 

Para participar, os interessados deverão fazer seu cadastro e inscrição no seguinte endereço eletrônico: http:/eventos.meioambiente.ba.gov.br. O participante deverá ser agente público (gestor/técnico/especialista/analista), preferencialmente efetivo.