coaraciA prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), aproveitou a sessão de abertura da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (23), para prestar contas de ações realizadas no ano de 2014 e apresentar projetos para este ano. Em sua exposição aos membros do legislativo, a gestora, que estava acompanhada pelo vice-prefeito Sérgio Fraife (PP), destacou dados sobre os atendimentos no Ponto Cidadão, concessão de títulos de terra a agricultores familiares, ampliação do Bolsa Família e investimentos em educação que levaram o município a superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outra conquista destacada foi a implantação de um Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia em Coaraci.

 

De acordo com os números apresentados pela prefeita, em 2014 foram realizados 5.552 atendimentos no Ponto Cidadão, serviço onde são emitidos gratuitamente carteiras de identidade e de trabalho, CPF e certidões previdenciária e de antecedentes criminais. Na área social, a prefeita informou que no ano passado 898 famílias carentes receberam acompanhamento do Serviço de Atendimento Integral à Família e outras 93 foram acolhidas pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), que atende pessoas que tiveram direitos violados.

Também no campo social, a apresentação enfatizou a importância do programa Bolsa Família para o município. Com o esforço do governo municipal para a modernização do sistema de cadastro, houve uma ampliação de 13,44% do número de beneficiários entre 2009 e 2014. Somado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o programa de complementação de renda, do governo federal, é responsável hoje pela injeção mensal de R$ 2.460.837,00 na economia de Coaraci.

 

Josefina Castro chamou atenção ainda para ações na área da saúde, com a ampliação da atenção básica e a inauguração da nova unidade de saúde da família no Bairro Maria Gabriela, o mais populoso de Coaraci. A obra recebeu investimento de R$ 407 mil, fruto de parceria do município com o governo federal, e tem projeto arquitetônico que segue os padrões do Ministério da Saúde.

 

Limpeza – A prefeitura disse que a principal meta do governo tem sido “organizar a cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Coaraci”. Para isso, ela considerou importantes ações como a melhoria da limpeza pública, com a mudança do sistema de coleta de lixo e a deflagração da campanha “Entulho Zero”, iniciativas que deixaram a cidade mais limpa. Nesse mesmo sentido, ela mencionou investimentos em obras de saneamento básico, calcetamento de ruas e recuperação de praças.

 

Com relação às perspectivas para 2015, a gestora municipal destacou objetivos como a conclusão do Plano Municipal de Saneamento, a busca de recursos para asfaltar as principais ruas de Coaraci, além de patrolar estradas na zona rural. Outra intenção do governo é adquirir um micro-ônibus para o transporte de pacientes e dois ônibus escolares, buscando facilitar o acesso dos estudantes às unidades de ensino.