tce 2O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) realizou, nesta quinta-feira (19), a terceira etapa do treinamento dos servidores da administração estadual responsáveis pelas prestações de contas dos órgãos do Governo. O objetivo é reduzir erros na elaboração das prestações de contas, esclarecer dúvidas relacionadas à resolução nº 192/2014, que instituiu uma nova sistemática naquele procedimento, ampliar o controle social das contas e possibilitar ao TCE concentrar esforços de auditoria nas áreas mais relevantes da administração pública ou onde há mais risco de má utilização dos recursos públicos.

tce 1O conselheiro presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo, saudou os participantes do treinamento e destacou a importância da parceria cada vez maior entre a Corte de Contas, os órgãos jurisdicionados e toda a sociedade, observando que a razão de ser de todo servidor público e, portanto, também do TCE, é atender ao povo. Uma das principais razões para as inovações introduzidas pela Resolução 192/2014 é, justamente, tornar a linguagem empregada nas prestações de contas mais acessível ao entendimento dos cidadãos, ampliando o controle social das contas públicas ao permitir o trabalho de fiscalização também por parte da comunidade.

O treinamento, que envolveu cerca de 200 servidores de órgãos estaduais, foi realizado pela Superintendência Técnica do TCE e ministrado pela auditora de controle externo, e substituta de conselheiro, Eliane Sousa Silva, e pelo auditor de controle externo Paulo Neves Rocha. Ao falar sobre a importância do treinamento, Paulo Rocha observou que os erros na prestação de contas causam transtornos, inclusive para a população, acrescentando: “Para que o cidadão comum possa contribuir com a fiscalização, é preciso, inclusive, que as prestações de contas sejam elaboradas numa linguagem acessível, dentro do que preceitua a Resolução 192/2014″, ressaltou.