cacau 13O governador Jaques Wagner disse nessa segunda-feira (28), na FTC, durante o anúncio de um pacote de obras de pavimentação para Itabuna, que o decreto que vai regulamentar o sistema cabruca, dentro da Lei Ambiental da Bahia, vai ser algo “inovador”. A regulamentação vai permitir tipificar a cabruca, tradicional sistema de produção de cacau no sul da Bahia, que  alia o cultivo intensivo à conservação ambiental.

“Estamos trabalhando nisso, negociando com produtores e o pessoal do meio-ambiente. Será algo inovador, que vai permitir o aumento da produção de cacau e garantir a preservação do meio ambiente”, afirmou o governador Jaques Wagner. A classificação da cabruca como sistema agrossilvicultural vai permitir que o o produtor realize um manejo de sombra nas plantações, para permitir maior entrada de luz nas plantações.

Esse é um dos pontos do projeto Conservação Produtiva, modelo de produção sustentável defendido pela Ceplac, que já está em teste no município de Barro Preto. A minuta do decreto da cabruca, elaborada pela Ceplac e produtores regionais, está sob análise da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.