
Vitórias da agropecuária
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, chega ao fim do ano comemorando duas grandes vitórias da agropecuária. Na última reunião do ano do Conselho do Fundese (Desenbahia), ele colocou em debate a questão dos endividados dos programas Bahia Citros, e o Conselho decidiu por unanimidade que os produtores adimplentes inseridos nesse programa (apenas 3% do total), terão 90% de desconto para quitar as dívidas, e os inadimplentes terão até 80%. Com isso, muitos produtores que perderam todo o plantio de laranja poderão ter desbloqueado o acesso a novos créditos e investir na citricultura.
Outra proposta colocada em pauta pelo secretário, que é membro do Conselho, foi a anistia das dívidas dos criadores inseridos no Programa Gado no Pasto, criado em 1995. Grande parte dos produtores contraiu dívidas de R$ 2 mil por operação, totalizando investimentos da ordem de R$10 milhões em operações realizados pelo Baneb, a maior parte delas já prescritas e sem possibilidade de cobrança judicial. O secretário sugeriu a anistia dessas dívidas, e o Conselho decidiu enviar Projeto de Lei à Assembléia Legislativa nesse sentido.
Paraninfo
Alunos da turma 2013 do curso Técnico em Agricultura da Escola Agrotécnica Edilson Freire, no município de Maracás, prestaram homenagem ao secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, convidando-o para paraninfar a turma. A solenidade de formatura ocorreu na noite de sábado, no momento em que forte chuva cai no município, como que anunciando o fim da seca.