No Antique, a água invadiu casas. (foto Tami Messias/reprodução Facebook)

A Comissão Municipal da Defesa Civil de Itabuna e Ilhéus está em alerta para agir rápido no socorro a possíveis vítimas das áreas de risco do temporal que pode atingir os municípios do sul da Bahia nos próximos quatro dias, segundo a agência Climatempo. A previsão é que chova na região até 200 milímetros entre amanhã e sexta-feira, dia 20.

De acordo com a meteorologia, deve chover até 20 milímetros Itabuna nesta terça. O coordenador municipal da Defesa Civil, Roberto Avelino, alerta que, o município pode sofrer alagamentos e deslizamento de terra, se a previsão se confirmar, deixando famílias desabrigadas, principalmente nos bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Santa Inês, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, Rua da Bananeira e Maria Pinheiro.

O coordenador Roberto Avelino pede às famílias que deixem as áreas de risco imediatamente, indo para casa de parentes, em caso de chuvas. Quem não tiver local onde se abrigar deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (73) 8854-6924 e 3214-1416.  A previsão é que vai chover nos próximos quatro dias, mais que o previsto para todo o mês de dezembro.

Deslizamento de terras em Ilheus (foto Ivan Lima)

Em Ilhéus, o  índice pluviométrico vai oscilar entre  11 e sete milímetros, a partir da noite desta segunda-feira, dia 6, até a quinta-feira, dia 19, atingindo a média de 30 milímetros na quarta-feira, dia 18.

Conforme orientação do coordenador da Defesa Civil, Ednaldo Azevedo, as famílias que tiveram seus imóveis notificados não devem retornar. É preciso permanecer em local seguro. Ainda, Azevedo solicita que em qualquer ameaça de perigo, os cidadãos entrem em contado com o órgão pelo telefone 3234-3597, no período das 8h30 às 18 horas.

Na ultima sexta-feira, dia 13, o coordenador teve audiência na Secretaria Nacional da Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração, com o objetivo de obter apoio financeiro para executar obras de manutenção das áreas de risco. Ednaldo Azevedo apresentou relatório com imagens e números e demais dados sobre a situação de Ilhéus, para sensibilizar o órgão nacional para reconhecer a situação de emergência do município.

Após o último período chuvoso, a prefeitura vem retirando material solto proveniente de deslizamentos de terras e desabamento de imóveis de locais como os altos do Amparo, do Coqueiro, do Basílio, da Tapera, da Soledade, do Carvalho e das Palmeiras, além de pontos das avenidas Esperança, 2 de Julho e Princesa Isabel.