O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, lança às 19h, desta terça-feira (3), com o governador da Bahia, Jaques Wagner, o Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Leite Bahia), no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece até domingo (8) a 26º edição da Fenagro.

A Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas é o 25º no ranking estadual de produtividade, com a marca de 540 litros/ano por vaca ordenhada, enquanto que em estados como Pernambuco e Alagoas a produtividade é de 1.500 litros/ano por vaca ordenhada. “É essa realidade que queremos mudar, e vamos alcançar esse objetivo com o Leite Bahia”, afirmou o secretário, acrescentando que o plano visa também promover o desenvolvimento econômico e social da cadeia produtiva do leite no Estado.

Salles destaca ainda que o Plano de Desenvolvimento da Pecuária é uma ação transversal, com a participação de várias secretárias estaduais, a exemplo da Seagri/Adab/EBDA; Sema; Sedes; Sedir/Car; Infraestrutura; Ministério da Agricultura (Mapa). Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); movimentos sociais, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e diversos laticínios parceiros.