ações integradas reduzem violência (foto Alberto Coutinho/Secom)

Salvador apresentou em setembro uma redução de 14,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte -, comparando ao mesmo mês de 2012. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no mesmo comparativo, a queda alcançou a marca de 27,9% dos mesmos crimes.

No acumulado do ano (janeiro a setembro), na capital, a redução foi de 13,3% nos CVLIs, enquanto o índice na RMS, no mesmo período, teve recuo de 17,7%.

Os dados foram apresentados durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida nesta sexta-feira (11), na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro, que acontece a cada quinze dias, foi presidido pelo governador Jaques Wagner.

O  secretário estadual de Comunicação Social e coordenador do Comitê Executivo do Pacto Pela Vida, Robinson Almeida, avaliou os resultados de setembro. “Foi um mês muito positivo, com redução dos CVLIs, que são o principal foco do monitoramento do programa. Isso significa mais um mês em que a meta foi alcançada, reduzindo a violência e os crimes de morte.”

Robinson Almeida ainda destacou a integração e as estratégias adotadas como principais razões para a redução da violência na capital e região metropolitana. “O programa proporciona integração entre as polícias e os poderes, além de adotar técnicas que têm como prioridade a prisão dos grandes criminosos, são eles os responsáveis pelos homicídios em série. Essas prisões qualificadas estão dando como resultado prático a redução dos homicídios nas ruas.”