a carreta parada na praça. e dá-lhe incompetência…

Durante três dias, ONG Voluntários do Sertão realizou atendimento odontológico e oftalmológico gratuito para os alunos da Escola  Ação e Cidadania, mantida pela  Fundação Manoel Chaves no bairro da Bananeira, em Itabuna. Foram cerca de 800 pessoas atendidas, entre alunos e moradores do bairro, um dos mais carentes de Itabuna.

Atendendo a um pedido do secretário estadual de Saúde Solla, o presidente da ONG decidiu colocar as carretas na Praça Rio Cachoeira, para atendimento à população. Um serviço completo de odontologia e oftalmologia, que inclui procedimentos cirúrgicos e doação de óculos.

Além de atender a população carente, seria uma `forcinha´ na programação dos 103 anos de emancipação da cidade.

O serviço deveria ter começado ontem, quinta-feira. Mas não começou. E o motivo beira o absurdo: a Prefeitura de Itabuna, responsável por operacionalizar o trabalho dos Voluntários do Sertão, não disponibilizou o ponto de água para abastecer a carreta, funcionários para a limpeza e distribuição das fichas, nem como o material de limpeza.

Resultado, a carreta montada com 10 dentistas ficou impossibilitada de atender a população. A ONG Voluntários do Sertão já atendeu em cerca de 420 cidades da Bahia e do Brasil e é a primeira vez que um fato desses acontece. Uma equipe altamente capacitada parada uma falha primária do poder público e centenas de pessoas deixando de ser atendidas.