O prefeito eleito de Itabuna Claudevane Leite (Vane do Renascer) e seu vice Wenceslau Júnior, concederam uma entrevista coletiva à imprensa após o afastamento de todos os vereadores de Itabuna, na quarta-feira (10), como resultado de investigações do Ministério Público sobre o esquema da “Máfia das Diárias”.

Questionados pelos repórteres sobre os cursos durante os feriados e finais de semana mencionados pelo promotor Inocêncio Carvalho, os vereadores afastados e agora  prefeito e vice eleitos, afirmaram que nunca participaram de nenhum evento fora dos dias normais da semana, ou seja, dias úteis.

“Isso pode pegar em outra pessoa menos em nós. Participamos de eventos em dias úteis”, disse o prefeito eleito. E completou: “Na verdade gente, não existe nenhum crime em fazer um curso no final de semana e em período de recesso, pelo contrário, acho que seria temerário o vereador deixar suas obrigações no dia de seção para poder participar de curso”.

Para Vane, “não existe nenhum fato novo, na verdade um juiz entendeu de uma forma e o outro de outra”. E ainda disse que não acredita que este afastamento tenha conotação política, pois acredita no Ministério Público. “Agora volto a dizer que eu não fui ouvido, mesmo com os documentos na Câmara. Estranha essa maneira, mas não estou afirmando que tenha conotação política. Ninguém está acima da lei, e a lei vai referendar quem está certo ou errado”.

Afastamento
Sobre o afastamento, até o momento da coletiva apenas o prefeito eleito Vane havia recebido a intimação, porém, o vice Wenceslau informou que, o oficial de justiça responsável pela notificação já tinha conhecimento da sua localização, era apenas uma questão de tempo.

CEI
O prefeito eleito ao ser questionado se durante a CEI da Câmara, na qual ele foi relator, apareceram denúncias referentes as diárias, ele respondeu: “Quando eu fui o relator da CEI, denunciei as empresas fantasmas e coloquei algo novo, os consignados, mas o promotor agora encontrou um fato novo que são as diárias, naquele momento, não foi possível relatar sobre isso”.

Transição
Na oportunidade, o prefeito eleito Vane do Renascer informou que já tem uma equipe de transição formada com 10 pessoas, e que fará nesta quinta-feira (11) uma visita de cordialidade ao atual prefeito Capitão Azevedo, e, ao mesmo tempo estará entregando um ofício para que a equipe de transição seja liberada para acompanhar todo movimento da prefeitura de agora em diante.