Quatro propostas foram recebidas nesta quarta-feira (10), pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que fará a análise da melhor proposta para construção da Barragem do Rio Colônia.

As empresas que apresentaram propostas foram: Andrade Galvão Engenharia Ltda, PJ Construções e Terraplanagem Ltda, MRM Ltda e Emprenge Construtora Ltda.

A barragem do Rio Colônia ficará cerca de 800 metros da Estiva, no município de Itapé, e ocupará uma área de 1621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo.

Com orçamento estimado em R$70,9 milhões, a obra permitirá o abastecimento de água da cidade de Itabuna e contribuir para controlar, parcialmente, as enchentes do rio Cachoeira.

A Barragem do Rio Colonia também será importante para atrair as empresas que se instalarão em Itabuna com a implantação do Porto Sul, projeto de R$ 4 bilhões do Governo da Bahia, em parceria com a Bahia Mineração.