WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2012
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Seagri e Uesc fazem parceria para Centro de Capacitação em Agricultura Familiar

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terá um Centro de Capacitação em Agricultura Familiar em suas instalações. Nesse sentido, termo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura (Seagri), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a universidade foi assinado na noite desta sexta-feira (21), durante a participação do secretário Eduardo Salles e do diretor executivo da Car, Vivaldo Mendonça na Exposição Agropecuária de Itabuna (Expofenita).  ?O objetivo dessa iniciativa é oferecer suporte e aproximar os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária com a vivência do campo, proporcionando experiência profissional para os estudantes?, explicou Vivaldo Mendonça, acrescentando que a idéia vem sendo discutida pelos parceiros há pouco mais de cinco meses.

Salles informou que o centro deverá ser implantado e entrar em funcionamento em pouco tempo. Para ele, a parceria celebrada terá grande importância no sentido de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia e Veterinária, profissionais muito requisitados num Estado como a Bahia, onde a produção agropecuária responde por 24% do PIB, 30% dos empregos e 42% das exportações.

Reitora da Uesc, Maria Adélia Pinheiro considera que a cooperação entre a universidade, Car e Seagri é ótima oportunidade de aprendizado para os alunos. ?Este primeiro passo beneficiará em muito a agricultura familiar, principalmente no desenvolvimento do Programa Vida Melhor e para os agricultores. Teremos um grande centro de capacitação, onde os estudantes poderão estudar, trabalhar e conhecer melhor a vivência no campo de forma prática, integral e contínua? afirmou.

Na visão de Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), o centro contribuirá para aplicação de tecnologias na agropecuária. ?Este centro servirá para a reprodução de novos conhecimento e principalmente para o intercâmbio entre agricultores e estudantes. Com ele, teremos maior capacidade de qualificação dos nossos profissionais? disse Dias.

Depois de percorrer os estandes da Expofenita o secretário Eduardo Salles participou do leilão de gado de leite. Salles falou sobre os avanços e desafios da pecuária na região e elogiou a estrutura do evento, que mostra a força e organização dos criadores. ?Nós possuímos o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas em termos de produtividade estamos em 23º lugar. Nossa meta é reverter a situação e nos tornamos autossuficientes em produção de leite?, disse ele, acrescentando que um programa estadual está finalizando com o objetivo de aumentar a produção do Estado. Hoje, a Bahia produz 1,2 bilhão de leite e o consumo é de 1,6 bilhão.

Nestlé expandiu produção

Em companhia do diretor geral da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), Paulo Emílio Torres, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica Nestlé de Itabuna, unidade que gera 320 empregos diretos no município. Recepcionados pelo gerente da unidade, Luiz Fernando Oliveira, e pelo diretor de produção, Luis Carlos Rodrigues, Salles e Torres elogiaram o controle de qualidade na fábrica, que se destaca também pela variedade de produtos, que vão desde o leite em pó, nescau, compostos lácteos e leite com soja e com frutas. ?Essa é a primeira vez que recebemos a visita de um secretário da Agricultura pelo menos nos últimos 30 anos?, disse Luis

1 resposta para “Seagri e Uesc fazem parceria para Centro de Capacitação em Agricultura Familiar”

  • Dorcas Espírito Santo says:

    Prezado Daniel Thame, não vejo nos meu comentários acima, enviados para esse blog, nenhuma agreção contra a democracia da comunicação. Por isso, peço-lhe que libere os meus comentários para esse seu blog, o qual acompanho com a satisfação de ler um franco e bom jornalismo. Fico grato à sua atenção. Dorcas.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia