VACINAÇÃO CONTRA A AFTOSA ATINGE 97,5% NO SUL DA BAHIA
Apesar dos problemas enfrentados pelo longo período de seca no Nordeste, a vacinação do rebanho baiano contra a febre aftosa alcançou o índice de 95,65 % na primeira etapa da campanha em 2012. Na Zona de Proteção, composta pelos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Mansidão, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, o patamar de imunização chegou a 96,42% do rebanho vacinado e declarado. Os dados foram divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri).
“Esse resultado é reflexo do comprometimento dos produtores para com o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana e da sensibilidade dos governos Federal e Estadual perante a situação de emergência vivida por mais de 250 Municípios afetados pela seca”, salientou o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, destacando ainda o apoio e a colaboração dos criadores neste momento em que a Bahia passa pela pior seca dos últimos 30 anos.
O próximo compromisso dos produtores será em novembro deste ano quando apenas os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados. “Essa é a faixa etária mais susceptível ao vírus da Febre Aftosa, por isso é necessário o esforço máximo dos produtores para alcançar altos índices de vacinação nos animais jovens, inclusive nos bezerros recém nascidos”, esclarece o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal.
A coordenadora regional da Adab em Itabuna, Fernanda Mendonça, destaca que “a mobilização contra a aftosa deve ser permanente e por procurando atender o máximo de cobertura vacinal do rebanho”. Ela também considera positivo o resultado da vacinação na regional da Adab, que engloba 44 municípios do Sul da Bahia, que atingiu um índice de 97,5 %.












