Após atingir seu recorde em abril, a taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff oscilou dois pontos para baixo. De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Datafolha no dia 9 de agosto, o governo agora é classificado como ótimo ou bom por 62% dos eleitores. Outros 30% avaliam que a administração Dilma é regular. A desaprovação (soma de ruim e péssimo) está em 7%.

O Datafolha ouviu 2.562 pessoas com 16 anos ou mais em 159 municípios. A margem de erro é de 2 pontos.

Na comparação com os quatro mandatos presidenciais anteriores, só o ex-presidente Lula atingiu mais de 60% de aprovação no período equivalente. Em setembro de 2008, já em seu segundo mandato, Lula tinha 64% de ótimo e bom.

No primeiro mandato de Lula, a aprovação do governo 1 ano e 8 meses após a posse era bem menor que a atual taxa de Dilma, 35%.

A aprovação do governo Dilma varia pouco conforme o nível de conhecimento das pessoas em relação ao julgamento do mensalão, em curso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre os que dizem ter tomado conhecimento do julgamento do caso, o governo é aprovado por 62%. Entre os que não tomaram qualquer conhecimento, a aprovação é quase idêntica, 63%. (do UOL)