Representantes das empresas Rongxin Capital-Bahari Still, Bohai Steel Group e Bio Gold – todas atuantes no setor de mineração – apresentaram nesta terça-feira (24) à Secretaria da Casa Civil do Governo da Bahia o interesse em investir no complexo Porto Sul, em Ilhéus, na região sul, e construir uma siderúrgica próxima ao porto.
Durante audiência com o secretário Rui Costa, na Governadoria, no Centro Administrativo, os empresários das chinesas Rongxin e Bohai, empresas parceiras da brasileira Bio Gold, anunciaram a possibilidade de o grupo construir uma siderúrgica próxima à localização do porto, aproveitando os recursos minerais presentes no estado e os ganhos de produtividade que a logística de infraestrutura do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) trarão.

De acordo com os empresários, as duas empresas vão investir em recursos financeiros, tecnologia e equipamentos necessários para o crescimento do projeto da Bio Gold na Bahia. Durante o encontro, o representante da Bio Gold reforçou a participação do grupo de mineradoras na construção do Porto Sul, ratificando o posicionamento já oficializado, por meio de documento entregue ao Governo do Estado.

Exportações

A brasileira Bio Gold, que possui investimentos nos municípios de Caetité e Ibicuí, informou que escoará 25 milhões de toneladas de minério de ferro da Fiol ao Porto Sul. Segundo a empresa, no primeiro semestre deste ano as exportações brasileiras para a China somaram US$ 21 bilhões. Entre os principais produtos vendidos pelo Brasil ao mercado chinês, nestes seis meses, está o minério de ferro, com US$ 6,8 bilhões em exportações.