Visando ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos no semiárido baiano, de suma importância especialmente nos períodos de seca, quando se torna ainda mais necessário o monitoramento do clima para a gestão dos recursos hídricos disponíveis, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) está instalando estações meteorológicas em seis municípios que possuem projetos de irrigação. Nesta terça-feira (26), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Irrigação da Seagri (Sir), Marcelo Nunes, inauguraram o equipamento instalado no Distrito de Irrigação do Jacuípe, no município de Várzea da Roça, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.

O secretário informou que, além de Várzea da Roça, as estações estão sendo instaladas nos municípios de Paulo Afonso, Tucano, Ponto Novo, Ribeira do Amparo e Jequié. Ele destacou que, dentre outras aplicações, os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para subsidiar os relatórios elaborados pela Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EDBA), vinculada à Seagri, para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber o Seguro Garantia Safra.

As estações meteorológicas medem a precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e a radiação solar, registrando e armazenando os dados por um ano. Conhecidos estes cinco parâmetros meteorológicos, a estação calcula a evapotranspiração, ou seja, a necessidade correta de irrigação, dados estes que servirão para todos os agricultores da região, orientando-os quanto à quantidade de água a ser aplicada nas culturas desenvolvidas.