O Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, realizou nesta segunda-feira (16), em Ilhéus, a solenidade de certificação dos 264 profissionais que concluíram os cursos de Pedreiro Polivalente, Carpinteiro de Obras, Eletricista de Instalações de Prédios, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Operação Logística, Mecânico de Manutenção de Automóveis, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Informática e  Pizzaiolo. Os cursos tiveram uma carga horária de 200 horas.

A capacitação faz parte do Programa Qualifica Bahia, numa parceria com o Senai,  Senat e Iamca, dentro do projeto de qualificação para os empreendimentos que serão atraídos com a implantação do Porto Sul e da  Ferrovia Oeste Leste. O secretário interino do Trabalho Emprego e Renda, Elias Dourado, que participou da entrega dos certificados, disse aos formandos que “vocês devem valorizar o conhecimento e a capacitação permanente, já que ainda temos vagas no Sul da Bahia que não são preenchidas pela ausência de profissionais qualificados”. “O Governo da Bahia entende que desenvolvimento econômico deve resultar em qualidade de vida e inclusão social. Em função disso, a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste são prioritárias para o governador Jaques Wagner”.

NOVAS OPORTUNIDADES

Lucimara da Silva Souza, desempregada, moradora de Sambaituba, em Ilhéus, recebeu o certificado dos cursos de Auxiliar Administrativa e Eletricista Predial. “Os cursos me proporcionaram novos conhecimentos e estou apta para encarar o mercado de trabalho. Acredito que o porto e a ferrovia vão atrair gerar empregos para a comunidade”, afirmou. “Com o curso de Eletricista Geral, espero conseguir um emprego melhor e dar uma vida mais digna à minha família”, ressaltou José Carlos Ribeiro da Silva, casado, três filhos, que trabalha como vigilante.

Para a estudante Naiara Conceição Santos, 19 anos, moradora do Ribeira das Pedras, zona rural de Ilhéus, que recebeu o certificado dos cursos de Recepcionista e Informática, “essa  capacitação é a porta para o meu primeiro emprego, porque o nível do que nos foi ensinado é muito bom”. Naiara faz parte  da legião de jovens que vêem no Porto Sul e na Fiol novas oportunidades de emprego e renda, daí a aposta na qualificação profissional. Aurélio Amado dos Santos, de 31 anos, já está comemorando. Durante o curso de Auxiliar Administrativo, foi contratado para trabalhar numa empresa de transportes coletivos em Itabuna. “É importante que a gente adquira novos conhecimentos, porque o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados”, disse Aurélio.

Todos os profissionais que participam do Programa Qualifica Bahia são encaminhados para o Sistema Nacional de Empregos (Sine/Bahia). Em 2010, as agências do Sine/ Bahia em Itabuna, Ilhéus, Uma, Ipiaú e Jequié colocou 3.016 profissionais no mercado de trabalho. Em 2011 foram 2.933 profissionais empregados e de janeiro a março de 2012, 972 pessoas com carteira assinada. Boa parte desses trabalhadores foi contratada direta ou indiretamente graças às obras da Ferrovia Oeste Leste, demanda que deverá crescer com as obras do Porto Sul, que serão iniciadas após a concessão da licença ambiental pelo Ibama.