
Audiência Pública em Itabuna debate implantação da Universidade Federal
Uma comissão da Universidade Federal da Bahia realizou na tarde de hoje (23), Itabuna, uma audiência pública sobre a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. A UFBA é tutora no processo de criação da UFESBA,que terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Durante a audiência, foi debatido o projeto acadêmico da nova universidade, que deve iniciar suas atividades até 2014. A comissão apresentou um perfil do ensino público nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, área de abrangência da UFESBA. O relatório mostrou que existem 400 mil alunos matriculados em 1.871 escolas de ensino fundamental e 70 mil alunos no ensino médio. Destes 70 mil alunos, somente 15% concluem o curso.
No ensino superior, são oferecidas 4 mil vagas nos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz e mais 460 vagas nas unidades da Uneb e do IFBA no Extremo Sul. O projeto acadêmico da UFESBA prevê a formação, em escala massiva de mão de obra em categorias profissionais e tecnológica que possibilitem a capacitação para projetos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e as unidades industriais atraídas por esses empreendimentos.
O vice-reitor da UFBA e presidente da Comissão, professor Luiz Rogério Leal, destacou que “neste momento vamos avançar no projeto acadêmico, estabelecendo um amplo diálogo com a comunidade regional, implantando uma universidade que dará suporte ao desenvolvimento sócio-econômico do Sul da Bahia”.
O deputado federal Geraldo Simões, que participou da audiência pública, lembrou que, nesta semana, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, aprovou Projeto de Lei 2207/2011, enviado pela presidenta Dilma Rousseff, que trata da criação da UFESBA, com sede em Itabuna. “Vamos trabalhar para agilizar a votação do projeto pelo Congresso, já que a criação da UFESBA, que conta com o apoio decisivo do governador Jaques Wagner, é fundamental nesse processo de retomada de desenvolvimento do Sul da Bahia”, disse o deputado.
Participaram da audiência pública os prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo, Coaraci, Josefina Fontes, Buerarema, Mardes Monteiro, Ibicaraí, Lenildo Santana, e Ibicuí, Claudio Dourado, além de secretários municipais de educação, estudantes e dirigentes de entidades de classe.