vai faltar fogo pro churrasquinho de gato

Em mais uma etapa da Fiscalização Preventiva Integrada, ocorrida no final de semana,  a PRF destruiu 53 fornos clandestinos utilizados na produção ilegal de carvão vegetal e apreendeu dois veículos pelo transporte irregular de carvão vegetal.

A 25ª FPI  teve início em 24/07 e tem como objetivo coibir a prática de crimes ambientais na região da Bacia do São Francisco, sendo que nesta etapa foram priorizados os municípios de Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Cariranha, Malhada, Sebastião Laranjeiras, Riacho Santana, Igaporã, Matina, Iuiu, Pindai, Urandi, Candiba, Mortugaba, Jacareci e Caetité, em decorrência dos desdobramentos da Operação Corcel Negro II.

Durante a sexta-feira, na zona rural do município de Sebastião Laranjeiras, os policiais destruíram 53 fornos clandestinos utilizados na produção ilegal de carvão vegetal. No local foram apreendidas ainda duas espingardas de marca e calibre não definidos. Foram apreendidos, ainda, na zona rural do município de Guanambi, dois veículos utilizados no transporte irregular de carvão vegetal.

Participam desta operação, além de PRFs do NOE – Núcleo de Operações Especiais e do GERC – Grupo Especial de Repressão a Criminalidade, agentes do Ministério Público Estadual, IBAMA, CREA-BA, ADAB, DIVISA, FUNASA, Ministério Publico do Trabalho, SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria da Fazenda, DNPM, IBAMA, INEMA, CIPE – Companhia Independente de Policiamento Especializado, GRAER – Grupamento Aéreo da Policia Militar.

Ao todo, nesta operação, até o momento, foram destruídos 89 fornos clandestinos de carvão vegetal e apreendidos:82 m³de carvão vegetal,45 m³de madeira nativa, cinco espingardas, 16 munições, duas motoserras, pólvora, chumbo, espoleta, 2.0116 equipamentos eletrônicos e de informática contrabandeados, 39 pacotes de cigarro sem nota fiscal e 11 veículos irregulares que faziam o  transporte irregular de carvão vegetal. Todas as ocorrências foram encaminhadas ao IBAMA.